A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SNEF






CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Dia: 31/01/2011
Qualidade no Ensino de Física: Perspectivas e Desafios no Século XXI
Apresentador: Ennio Candotti (MUSA).
Auditório Eulálio Chaves – UFAM Setor Sul
Hora: 11h00-12h3


Dia: 31/01/2011

MR01 - Formação científica de professores indígenas: desafios e perspectivas das licenciaturas interculturais
Apresentadores: Rosa Helena Dias da Silva (UFAM), Roberto Câmara de Araújo (UFRR) e Marcílio de Freitas (UFAM).
Mediadora: Romy Guimarães Cabral Costa (FAMETRO/AM).
Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 16h30-18h30

MR02 - O PIBID e as Licenciaturas em Física
Apresentadores: André Ferrer Martins (UFRN), Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira (IFSP) e Marta Silva dos Santos Gusmão (UFAM).
Mediadora: Marisa de Almeida Cavalcante (PUC/SP).
Auditório da Faculdade de Direito (FD)
Hora: 16h30-18h30

MR03 - O livro didático no Brasil
Apresentadores: Jorge Megid Neto (UNICAMP), Itamar Freitas de Oliveira (UFS) e Tânia Braga Garcia (UFPR).
Mediador: Nilson Marcos Dias Garcia (UFTPR).
Auditório Rio Jutaí - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 16h30-18h30


EXPOSIÇÕES
Dia 31/01/2011

14h00 as 16h00
EX01 - Atividades escolares: articulações docentes entre a pesquisa e a realidade escolar realizadas por meio do PIBID/FSP-SP
Bruna Graziela Garcia Potenza
Local: Sala 07 Instituto de Ciências Exatas (ICE)

EX02 - Construção de Foguete de Garrafa PET
Agnaldo Capeletti Moura
Local: Sala 08 Instituto de Ciências Exatas (ICE)

EX03 - Analogias e Situações Problematizadoras em Aulas de Ciências
Wilmo Ernesto Francisco Junior
Local: Sala 09 Instituto de Ciências Exatas (ICE)

EX04 - Diversidade Astronômica - Astrofotografias
Rodolfo Langhi
Local: Sala 10 Instituto de Ciências Exatas (ICE)

EX05 - A Luz e seus Efeitos Elétricos
Luciano Soares Pedroso
Local: Sala 11 Instituto de Ciências Exatas (ICE) 


MOSTRAS
Dias 31/01 

14h00 as 16h00
MS01- Mostra de Ferramentas Computacionais para Física
Giuller Fernando de Assis
Local: LIFT II Faculdade de Tecnologia (FT)

MS02 - Show de Física
Giuseppi Gava Camiletti
Local: Sala 216 Faculdade de Tecnologia (FT)

MS03 - Experimentos de Ciências Itinerantes
Maria Del Carmen Hermida Martinez Ruiz
Local: Sala 12 Instituto de Ciências Exatas (ICE)

MS04 - Mostra de fotos da Escola de Física do CERN 2010
Edi Terezinha de Oliveira
Local: Sala 14 Instituto de Ciências Exatas (ICE)

MS05 - Meu Céu de Estrelas
Daniel de Andrade Moura
Local: Auditório Rio Javari, Faculdade de Tecnologia (FT)

MS06 - Montagem da Exposição "Energia que Integra as Exposições Permanentes do Projeto Ciência Móvel do Museu da Vida"
Diego Vaz Bevilaqua
Local: Área de Lazer, Faculdade de Direito (FD) - Diários

MS07 - Atividades da Linha do Tempo da Construção do Modelo Atômico para Professores Multiplicadores da Rede Pública - Física Moderna: Partículas Elementares
Guaraciaba de Campos Tetzner
Local: Sala 13 Instituto de Ciências Exatas (ICE)

MS08 - Exposição de experimentos lúdicos e interativos de Física, Matemática e Biologia destinados para professores de Ciências e alunos do Ensino Médio
Mikiya Muramatsu
Local: Corredor da Área de Lazer, Faculdade de Direito (FD) - Diários










domingo, 30 de janeiro de 2011

A semana na Ciência

A semana 1 - Um dinossauro na contramão

Fóssil chinês mostra que a transformação dos répteis em aves teve o dedo do acaso e foi mais complexa do que se imaginava

André Julião
chamada.jpg
BIZARRO
Espécie (à esq.) encontrada por pesquisadores (abaixo) 
tinha um dedo em cada pata
img1.jpg
Um dinossauro do tamanho e peso de um papagaio deixou os paleontólogos intrigados na semana passada. Desenterrados na China, perto da fronteira com a Mongólia, os ossos fossilizados revelaram que o animal de mais de 75 milhões de anos, um parente próximo do tiranossauro e do velociraptor, tinha apenas um dedo em cada pata dianteira. Esse grupo, dos terópodes, é conhecido por ter dado origem às aves modernas. Daí o estranhamento com a nova espécie, batizada de Linhenykus monodactylus. 


“O número de dedos desse grupo diminuiu durante sua história evolucionária”, disse à ISTOÉ Jonah Choiniere, do Museu de História Natural de Nova York, responsável pelo achado. “Os mais primitivos tinham cinco e o número foi sendo gradualmente reduzido para três na maioria deles, inclusive nas aves.” Desses três dedos, geralmente um era maior que os outros dois. Especialistas acreditavam que esses animais usavam o grande para cavar e, por isso, ele foi ficando mais forte ao longo do tempo. Os outros, por falta de uso, ficaram menores e eventualmente sumiram. 



O dedo que restou ao Linhenykus, porém, não é esse mais vigoroso. É mais uma questão sobre a qual os paleontólogos terão de se debruçar. “Pesquisas recentes, porém, já haviam mostrado que parentes desse espécime são menos próximos das aves do que outros, como o velociraptor”, diz Choiniere, que publicou a descoberta na revista especializada “PNAS”. 



O chefe do estudo, Xung Xi, da Academia Chinesa de Ciências, diz que o animal provavelmente se alimentava de formigas e cupins. Sua grande velocidade era o artifício que tinha para se livrar de predadores. Para o paleontólogo Alexander Kellner, do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a descoberta é mais uma demonstração de que a evolução não segue uma rota determinada. “O que se esperava é que uma forma intermediária como essa tivesse três dedos, nunca um único”, diz. “A questão é bem mais complexa do que se supunha.” Choiniere concorda. “É um dinossauro extremamente estranho, ele não necessariamente nos ajuda a entender a relação entre esses animais e as aves.” Tudo leva a crer que assim é a evolução: quando parece que o elo perdido foi encontrado, um toque do acaso muda toda a história.

img.jpg

TIRINHA DO DIA

CURIOSIDADE DO DIA

Por que as pessoas encolhem com a idade?




As pessoas realmente encolhem com a idade? Se sim, o que pode ser feito a respeito? Sim, as pessoas encolhem com a idade, afirma o dr. Roger Haertl, chefe de cirurgia espinhal do Hospital New York-Presbiteryan/Centro Médico Weill Cornell, mas na verdade elas perdem e recuperam até 2 cm diariamente. A degeneração da idade interfere no processo normal de recuperar altura, e aos 60 a perda de 5 cm não é incomum.
Existem 23 discos intervertebrais gelatinosos que agem como absorvedores de choque entre as vértebras da coluna, explica Haertl. Os discos, formados por até 88% de água, são comprimidos durante o dia enquanto postura, movimento e vibração espremem para fora o fluido. Mais tarde à noite, quando o corpo está na horizontal e em repouso, os discos reabsorvem o fluido como esponjas.
À medida que envelhecemos, processos degenerativos interferem na reabsorção, afirma Haertl. O suprimento e a circulação do sangue diminuem, enrijecendo o disco. Os ossos das vértebras podem sofrer um colapso, causando uma dor considerável. Num último estágio, os nervos e a medula espinhal podem ser comprimidos, levando à paralisia.
O laboratório de Haertl trabalha no implante de discos artificiais desenvolvidos biologicamente para remediar a perda de altura. Mas por enquanto, afirma, o melhor remédio é a prevenção. Qualquer coisa que interfira na microcirculação dos discos, como fumo, obesidade e diabetes, deve ser evitada, e exercícios aeróbicos e uma dieta balanceada devem ser privilegiados.

TRAILER DO DIA

CARICATURA DO DIA

HUMOR DO DIA - Deu a louca na Magali
CONFRARIA DO CID ( com c mesmo )

Fica em aberto o convite para participar da confraria do cid, nossos encontros ocorrem todo mês para degustação de vinhos e jogar conversa fora. Os interessados em participar favor entrar em contato para análise de adesão.

Consumo do mês de Jan / 2001 - Próximo encontro em 05 / 02 / 2011

CONCHA E TORO - CHILE
RAMOS PINTO - PORTUGAL
ALABASTRO - PORTUGAL
LAMBRUSCO FRISANTE - ITÁLIA
GRAN TARAPACÁ - CHILE
  

sábado, 29 de janeiro de 2011

Sábado Mágico - Brincando com os Espíritos

Misdirection - O desvio da atenção

O velho ditado que diz: "A rapidez da mão engana os olhos" foi provavelmente inventado por algum sábio mágico com a intenção de surpreender sua platéia por completo. Movimentos rápidos e suspeitos podem confundir os olhos, geralmente produzindo um efeito borrado e com isso, a platéia desconfia e o mistério perde o efeito. A única vantagem de um movimento suspeito é chamar a atenção para uma direção errada e os mágicos têm um nome para este efeito.Eles o chamam de MISDIRECTION.

Se você recorrer a movimentos suspeitos continuamente, os espectadores irão começar a reparar; então você deve guardar o MISDIRECTION para alguns truques especiais, onde ele é altamente recomendado.
De qulaquer forma, você deve constantemente estar aplicar o MISDIRECTION, porém de maneira mais sutil. Suponha que você fez "desaparecer" um pequeno objeto, como uma moeda, fingindo colocá-la na mão esquerda, enquanto na verdade a retém na sua mão direita. Não é muito simples abrir a mão esquerda e mostrar que a moeda desapareceu. Mentes agudas estão aptas a indicar a mão direita, onde eles viram a moeda pela última vez. É necessário que seus olhos sigam a mão esquerda. Esta é a regra mais importante do Misdirection. A PLATÉIA IRÁ OLHAR ONDE VOCÊ ESTIVER OLHANDO.

Também, na mão esquerda a moeda deve "desaparecer" com um movimento, tipo esfregando ou abrindo-a com um dedo de cada vez revelando-a vazia. Você pode ainda, como variação soprar a mão esquerda para completar o "desaparecimento" da moeda.
Você também pode com a ajuda da mão direita apontar a mão esquerda, isso ajudará a atrair a atenção da platéia, dando a impressão de que a mão direita está realmente vazia. Quanto mais você levar as mentes das pessoas ao longo de um rastro falso, mais efetivo e surpreendente será o suspense.

Mágicos antigos e alguns mais atuais utilizam uma varinha como uma ajuda para o Misdirection, como por exemplo: ao pegá-la na mesa ou deixá-la em algum lugar, poderá adquirir ou deixar um outro objeto escondido. Hoje, resultados similares podem ser obtidos pegando um lápis ou colocando-o dentro do bolso - até mesmo usando como se fosse uma varinha em ocasiões especiais.

Colocando a mão no bolso para pegar um "pó invisível" é outra maneira de Misdirection que a platéia aceita como um toque de comédia ao invés de encobrir um movimento secreto. Todos esses - e mais - estão incluído nas explicações detalhadas ao longo das próximas lições do curso de mágica que você deve estudar por completo, esperamos que curtas as aulas e mantenha os segredos das mágicas bem guardados ! Acreditamos em você ! 


Brincando com Espíritos
  
Efeito: O Mágico concentra-se e repentinamente um copo que está em sua frente começa a inclinar-se e a balançar sem que ninguém o encoste. Todos imaginam que espíritos estão movendo o copo. O público fica parado sem saber o que realmente está acontecendo.
  
Mensagem Inicial:

“Sempre que deparamos com um produto mágico, logo pegamos todas as peças e muitas vezes vemos que aquilo que sonhávamos acontecer nada mais era que um simples truque, uma montagem. Mas o que temos que entender é que o importante é aquilo que o público vê, ou seja, o efeito final, independente de como ele é feito.”
Nick Morgan – Mágico Americano

Preparação e Segredo:




1)     Para executar este belíssimo truque você irá precisar de um copo (de preferência de vidro), um garfo e uma toalha de banho.
  
2)     Dobre a toalha ao meio duas vezes. Coloque o garfo em baixo da toalha, de modo que os dentes do garfo fiquem próximo à sua mão direita e a outra extremidade fique próximo ao centro da toalha.
3)       Concentre-se e diga que você está convidando os espíritos a participarem do ato. Neste momento de tensão, aperte sutilmente o os dentes do garfo com seu braço direito, de modo a mover o copo.
        
     4)     Intercale movimentos lentos e bruscos, tomando cuidado para que o copo não caia.
  
5)     Pronto. Repouse o copo e diga que os espíritos foram embora. Não se esqueça de durante o truque sempre estar bem sério e concentrado, e fale todo o tempo em espíritos. Tente criar um clima favorável. Após o feito, entregue o copo para que todos examinem e retire a toalha juntamente com o garfo escondido.
  

Lembre-se:           Treine bastante na frente de um espelho antes de executar a mágica para alguém.

TIRINHA DO DIA 



CURIOSIDADE DO DIA


Primeiro pensei que a fumaça deve ser comportar dessa forma porque está misturada ao ar viciado que
exalamos, repleto de gás carbônico.
Mas então, a fumaça em si mesma deve ser também mais pesada que o ar, como um aglomerado de
partículas, contribuindo para o efeito.
Ou não? 




CARICATURA DO DIA 



TRAILER DO DIA




sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Calendário da OBF 2011

Amigos em primeira mão para vocês o calendário da OBF 2011


OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA
SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA SÃO PAULO/SP
 
Circular OBF 01/2011
 Assunto: Apresentação Calendário OBF 2011
 Em, 24 de janeiro de 2011.
 Prezado(a) Professor(a):
 
 Considerando solicitações de professores e colégios participantes da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) bem como datas de outros eventos que ocorrerão em 2011,a Comissão da OBF definiu o seguinte  calendário para a OBF 2011:
Inscrição de escolas 
14 de março até 12 de maio
Prova da 1ª Fase (nas escolas)  
→ 
 21 de maio
Lançamento pelos professores e/ou escolas das notas da 1ª fase no banco de dados da OBF 
→ 
até 11 de junho
Divulgação do número mínimo de acertos para admissão à 2ª Fase 
→ 
até 15 de junho
Prova da 2ª Fase 
→ 
13 de agosto
Lançamento pelos coordenadores das notas da 2ª fase no banco de dados da OBF 
→ 
até 10 de setembro
Divulgação da nota mínima para admissão à 2ª Fase 
 até 14 de setembro
Prova da 3ª Fase 
→ 
 08 de outubro
Divulgação do resultado final 
→ 
12 de dezembro
Como se nota, as inscrições começarão no final da primeira quinzena de março, a primeira fase está programada para o mês de maio, a segunda fase para o mês de agosto e a terceira fase para o mês de outubro o que possibilita um maior período entre as provas. Ficando à disposição e convidando-o(a) desde já a inscrever sua escola no período acima indicado,cordialmente,
Euclydes M. Júnior(obfisica@ifsc.usp.br) e José David M. Viana (david@ufba.br)