História e significado cultural
Sirius tem sido uma estrela importante na cultura humana por milhares de anos. No antigo Egito, Sirius era associada à deusa Ísis e era usada para prever a inundação do rio Nilo. Os antigos gregos também reconheciam Sirius como uma estrela significativa, associando-a aos meses quentes de verão.
Significado astronômico
Sirius é uma estrela relativamente próxima do nosso sistema solar, o que a torna um alvo importante para os astrônomos. Em 1844, o astrônomo alemão Friedrich Bessel descobriu que Sirius era um sistema estelar binário, e em 1862, o astrônomo americano Alvan Graham Clark descobriu a companheira anã branca, Sirius B.
Características físicas
Sirius A é uma estrela da sequência principal com uma massa de aproximadamente 2,1 vezes a do nosso sol. Ela tem uma temperatura de superfície de cerca de 9.900 Kelvin (18.000 °F), que é mais quente do que a temperatura da superfície do nosso sol. Sirius B, por outro lado, é uma anã branca com uma massa de aproximadamente 0,98 vezes a do nosso sol.
Observando Sirius
Sirius é facilmente visível a olho nu no céu noturno, mesmo em cidades poluídas pela luz. É melhor observada durante os meses de inverno no hemisfério norte, quando está mais alta no céu. Com um par de binóculos ou um pequeno telescópio, você também pode observar a natureza binária de Sirius e ver a anã branca companheira, Sirius B.
Curiosidades
- Sirius também é conhecida como "Estrela do Cachorro" porque faz parte da constelação Canis Major, que representa um cachorro.
- Sirius está se afastando de nós a uma velocidade de cerca de 7,5 quilômetros por segundo (16.800 mph).
- O nome "Sirius" vem da antiga palavra grega "Seirios", que significa "brilhante" ou "queimador".

Nenhum comentário:
Postar um comentário