A palavra física tem sua origem no termo grego physiké, que significa “natureza”, seu uso/significado está sempre relacionado a palavra episteme, que, de origem grega, também significa “conhecimento”, “ciência”. Pode se dividir resumidamente em quatro partes:
.
Física Clássica - Abrange todas as teorias e conhecimentos desenvolvidos até fins do século XIX, abrangendo os princípios da Cinemática, Dinâmica, Estática, Hidrostática, Hidrodinâmica, Aerostática, Aerodinâmica, Termologia, Ondulatória, Acústica, Óptica e Eletromagnetismo.
.
Física Nuclear - É uma importante área da Física e tem como principal objetivo o estudo dos fenômenos relativos aos núcleos atômicos. Física Nuclear é o estudo das partículas constituintes dos núcleos atômicos, como prótons e nêutrons, e das interações existentes entre elas.
Astrofísica - Astrofísica é o ramo da física e da astronomia responsável por estudar o universo através da aplicação de leis e conceitos da física, tais como luminosidade, densidade, temperatura e composição química, a objetos astronômicos como estrelas, galáxias e o meio interestelar.
.
Física Quântica - É a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons e de outras partículas subatômicas, muito embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos.
……………………………………………………………
……………………………………………………………
Nenhum comentário:
Postar um comentário