
A fotografia acima foi retirada na Conferência de Solvay realizada em 1911, em Bruxelas, na Bélgica. O objetivo da conferência era discutir os avanços recentes na física e estabelecer uma compreensão mais profunda dos princípios fundamentais da natureza.
A conferência contou com a presença de alguns dos maiores nomes da física da época, incluindo Albert Einstein, Max Planck, Marie Curie e Niels Bohr.
Durante a conferência, foram discutidos tópicos como a teoria quântica, a estrutura atômica e a natureza da radiação eletromagnética e foi um marco na história da física e ajudou a estabelecer a física moderna como a conhecemos hoje.
A seguir alguns dos personagens do congresso, na segunda parte da série que teve registro histórico:
2 - IRVING LANGMUIR
Físico-químico americano que trabalhou com ligação química e valência baseada na estrutura atômica, o que chamou de "teoria concêntrica da estrutura atômica". Seu prêmio Nobel de química foi recebido em 1932 pelas contribuições com as películas monomoleculares e química de superfícies.
Também foi o inventor da lâmpada incandescente preenchida a gás quando trabalhava na General Electric.
3 - MARTIN KNUDSEN
Físico e oceanógrafo proveniente da Dinamarca é conhecido pelo estudo com fluxo de gás molecular e desenvolvimento da célula Knudsen. Ganhou diversas medalhas e prêmios em reconhecimento às suas contribuições, porém, nunca um Nobel.
4- AUGUSTE PICCARD
Foi o inventor do batiscafo, espécie de submarino utilizado para pesquisas a grandes profundidades. Ele e seu irmão gêmeo Jean Piccard foram também balonistas. O seu filho Jacques Piccard desceu ao fundo da Fossa das Marianas e foi também um reconhecido hidronauta e explorador.
5 - MAX PLANCK
Um dos nomes mais famosos da conferência, o físico alemão é considerado o pai da física quântica e um dos mais importantes do século.
Além das contribuições à física quântica que lhe rendeu o Nobel de física em 1918, ele pesquisou sobre termodinâmica, entropia, termoeletricidade, radiações eletromagnéticas, teoria das soluções diluídas, etc. Hoje existe ainda a Constante de Planck.
Nenhum comentário:
Postar um comentário