É amplamente conhecido que a órbita da Terra é uma elipse e não um círculo, conforme ilustrado na figura 1 (embora as dimensões estejam exageradas para efeito didático), sendo que o Sol se localiza em um dos focos da elipse. A órbita da Terra é pouco excêntrica resultando na variação entre a distância mínima e máxima de apenas 3,3%. Isto não é suficiente para influenciar a temperatura da atmosfera.
No dia 3 de julho deste ano, a Terra passará pelo ponto mais distante do Sol, chamado AFÉLIO, situado a 152 milhões de quilômetros, e terá uma velocidade de 29,3 km/s (105.500 km/h).
As palavras periélio e afélio foram cunhadas por Johannes Kepler para descrever o movimento orbital dos planetas em geral e não somente da Terra. As palavras são formadas a partir dos prefixos PERI (do grego Περί, próximo) e APO (do grego Ἀπό, longe) justapostas à palavra grega para o Helio (Ήλιος), referente ao Sol.
A segunda figura ilustra a diferença entre os tamanhos aparentes do Sol, observados a partir da Terra, quando esta se encontra no periélio e no afélio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário