Borges e  Nicolau
Espelho plano
 
É uma  superfície plana na qual o fenômeno predominante é a reflexão regular da  luz.
Imagem de um ponto num espelho  plano
Um  ponto P é colocado diante de um espelho plano. Considere dois raios de luz PI e  PJ que partem de P e incidem no espelho. Lembrando que o ângulo de reflexão é  igual ao ângulo de incidência, construímos os correspondentes raios refletidos  cujos prolongamentos encontram-se num ponto P’. Estes raios incidem na vista de  um observador e para ele parecem originar-se em P’. O observador vê P’. O ponto  P é o vértice de um feixe que incide no espelho, sendo denominado ponto objeto.  P’ é o vértice de um feixe que emerge do espelho, sendo denominado ponto  imagem.
Quando os  raios que definem o vértice do feixe se encontram efetivamente dizemos que o  ponto tem natureza real. 
Quando os raios se encontram por meio de  prolongamentos, dizemos que o ponto tem natureza virtual.
Assim, P é um ponto objeto real e P’  ponto imagem virtual. Portanto: no espelho plano  objeto e imagem têm naturezas opostas.
Observe que os  triângulos POI e P’OI  são congruentes.  Concluímos então que PO = P’O, isto é: P e P’ são simétricos em relação à superfície do  espelho.
Campo visual de um espelho  plano
Ao  olhar para a superfície refletora de um espelho, um observador O vê, por  reflexão, uma  certa região do espaço. Esta região é chamada campo visual do  espelho,  em relação ao observador O. O campo visual depende das dimensões do  espelho e da posição do observador.
Para se obter o campo visual deve-se  determinar a imagem O’ do olho do observador e unir O’ com os extremos do  espelho.
Exercícios  básicos
 
Exercício 1:
A distância entre um ponto objeto P e o correspondente  ponto imagem P’, fornecido por um espelho plano é de 30 cm. Qual é a distância  do ponto objeto P ao espelho?
Exercício 2:
Dois pontos A e B são colocados na  frente de um espelho plano, conforme mostra a figura. Determine:
a) a distância entre A e a imagem B’ do  ponto B.
b) a distância  entre B e a imagem A’ do ponto A.
Exercício  3:
Maria  posiciona-se num ponto A diante de um espelho plano. Por reflexão no espelho  Maria consegue ver a imagem de Pedrinho posicionado no ponto B?
Exercício  4:
Uma barata se  desloca numa reta diante de um espelho plano, conforme a figura. Qual é a  distância que a barata percorre dentro do campo visual do observador O? O lado  de cada quadradinho é igual a 2,0 cm. 
Exercicio  5:
Um ponto objeto P  está diante de um espelho plano. Este sofre uma translação passando da posição  (1) para a posição (2). Qual é a distância entre a posição inicial (P’) e a  posição final (P”) do ponto imagem? O lado de cada quadradinho é igual a 2,0  cm.
Exercício 1: resolução
Aplicando a propriedade da simetria temos:
2.d = 30 => d = 15 cm
 
Resposta: 15 cm 
 Exercício 2: resolução
Aplicando a propriedade da simetria temos:
dAB’ = 30 cm e dBA’ = 30 cm
Respostas: a) 30 cm; b) 30 cm
 Exercício 3: resolução
Vamos determinar o campo visual de Maria:
Observe que Pedrinho está fora do campo visual de Maria.
Resposta: Maria não consegue ver a imagem de Pedrinho.
 Exercício 4: resolução
Vamos determinar o campo visual do observador O:
AB é a distância que a barata percorre dentro do campo visual do observador O. Como o lado de cada quadradinho é igual a 2,0 cm e sendo 15 quadradinhos a distância entre A e B, temos:
AB = 15.2,0 cm = 30 cm.
Resposta: 30 cm 
 Exercício 5: resolução
Aplicando a propriedade da simetria, temos:
A distância entre P’ e P” corresponde 6 quadradinhos. Como o lado de cada quadradinho mede 2,0 cm, resulta:
P’P’’ = 6.2,0 cm = 12 cm
Observação: O espelho sofreu uma translação de 6,0 cm e a imagem um deslocamento de 12 cm. Concluímos, então, que quando um espelho sofre uma translação de uma distância d, a imagem de um objeto fixo translada–se uma distância 2d, no mesmo sentido do espelho.
Resposta: 12 cm 





Nenhum comentário:
Postar um comentário