A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

O efeito Fotoelétrico e a vida na terra 🌎


Em 1905, Albert Einstein explicou o efeito fotoelétrico*, que consiste na emissão de elétrons de um material quando atingido pela luz - ver https://www.facebook.com/share/p/167eckpoQi/

Quando a luz atinge a clorofila das plantas ocorre um processo similar, ou seja, elétrons são expelidos. Tais elétrons são captados por transportadores que os carregam até certas moléculas especializadas em transferir energia. São essas moléculas que fornecem a energia (vinda da luz) para construir uma molécula energética (a glicose) a partir do gás carbônico (CO2), no ciclo de Calvin (ver figura). 

O elétron perdido da clorofila é reposto a partir de outra reação química, também utilizando a luz, que quebra a molécula da água (ver figura abaixo à esquerda). É essa reação (fotólise da água) que gera o oxigênio que respiramos.

A glicose pode ser armazenada em compostos mais complexos nas plantas, como o amido. São essas moléculas energéticas que juntamente com o oxigênio mantêm praticamente toda a vida na Terra. 

Somos todos seres feitos com luz a partir de um pequeno salto quântico**! 


REFERÊNCIAS 

https://www.sciencedaily.com/releases/2018/09/180919133304.htm

Lehninger, Albert L., et al. "Princípios de bioquímica." Princípios de bioquimica. 1995. 839-839.

*No efeito fotoelétrico os elétrons são emitidos para o espaço livre e no efeito fotovoltaico os elétrons entram em outro material, gerando energia elétrica.

**Salto quântico é a mudança abrupta (descontínua) de um nível de energia para outro, especialmente de um elétron com a perda ou ganho de um quantum de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário