A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Beija flor não dorme !


Nosso coração bate, em média, 60 vezes por minuto e o dos beija-flores pode ultrapassar 1.200 batidas por minuto! Para se sustentar no ar, essa pequena ave pode bater suas asas 80 vezes por segundo! Os beija-flores possuem metabolismo* extremamente acelerado, o maior entre os vertebrados. Esse elevadíssimo metabolismo consome rapidamente o ganho energético obtido na sua alimentação. Se permanecer estacionado por longo tempo sem comer, ele queimará toda a sua energia e irá morrer! Assim, os beija-flores não podem ter um sono normal como os outros animais.

COMO O BEIJA-FLOR RESOLVE O PROBLEMA

Ao invés de dormir, os beija-flores entram em uma espécie de hibernação (estado chamado de torpor). Sua temperatura cai de 40°C para 18°C e seus batimentos cardíacos se reduzem a 50 batidas por minuto. O metabolismo extremamente desacelerado do beija-flor à noite é o que o mantém vivo. Com isso ele pode, no dia seguinte, buscar o néctar de inúmeras flores e espalhar os seus polens.

*conjunto de reações químicas que ocorrem no interior dos organismos

REFERÊNCIAS:

Hainsworth, F. R., & Wolf, L. L. Regulation of oxygen consumption and body temperature during torpor in a hummingbird, Eulampis jugularis. Science, 168(3929), 368-369 (1970).

Suarez, R.K. Hummingbird flight: Sustaining the highest mass-specific metabolic rates among vertebrates. Experientia 48, 565–570 (1992).

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1325055/

https://www.bbc.com/news/28563737

Nenhum comentário:

Postar um comentário