A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 25 de abril de 2023

O que é o Bóson de Higgs ?

O bóson de Higgs é uma partícula elementar que desempenha um papel fundamental no mecanismo de Higgs, que é responsável por explicar como outras partículas elementares obtêm sua massa. Foi proposto pelo físico teórico Peter Higgs e outros em 1964 como uma solução para uma questão fundamental na física de partículas.

O mecanismo de Higgs prevê a existência de um campo de Higgs que permeia todo o universo. Quando as partículas elementares interagem com esse campo, elas adquirem massa. O bóson de Higgs é a partícula elementar associada a esse campo.

O bóson de Higgs é uma partícula subatômica neutra, o que significa que ela não tem carga elétrica e não interage diretamente com outras partículas subatômicas. Em vez disso, ela é detectada indiretamente por sua interação com outras partículas subatômicas.

A então chamada partícula de Deus foi detectada experimentalmente em 2012 pelo Large Hadron Collider (LHC), um acelerador de partículas do CERN, na Suíça. A descoberta do bóson de Higgs confirmou a existência do campo de Higgs e do mecanismo de Higgs, que são fundamentais para nossa compreensão atual da física de partículas.

Desde a sua descoberta os físicos têm estudado as suas propriedades para melhor entender o mecanismo de Higgs e outras questões fundamentais na física de partículas, como a natureza da matéria escura e a possibilidade de novas dimensões do espaço-tempo.

Além de ser importante para explicar como as partículas ganham massa, a descoberta do bóson de Higgs também foi um marco importante na história da física de partículas, representando um grande avanço no entendimento da estrutura fundamental do universo.


Para saber mais ... Higgs explicado (link)

TIRINHA DO DIA


Próximo tema: o mecanismo de Higgs, espero você no dia 27 de abril


Kleber Bastos
Prof. IFAM/CMC
Colaborador: GEDEP-fis / GIRPEN
Instagram: @fisikanarede




Nenhum comentário:

Postar um comentário