A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Os 7 Estados da Matéria




Até Einstein iria pirar!!! 

É pessoal sabe aquela história dos três estados físicos da matéria? Está ultrapassada. Desde 2003 considerava-se a existência de seis estados físicos possíveis para a matéria, agora já descobriram mais um. Com certeza com a evolução da ciência iremos descobrir novas formas de arranjo para a matéria o que é excelente, pois permite ao homem desenvolver novas técnicas de produção e transferência de energia, além de nos ajudar a entender melhor como é formado o universo.

Olha só os sete estados considerados até hoje:

 1º estado: No estado sólido considera-se que a matéria do corpo mantém a forma macroscópica e a posição relativa de sua partícula. É particularmente estudado nas áreas da estática e da dinâmica.
2º estado: No estado líquido, o corpo mantém a quantidade de matéria e aproximadamente o volume; a forma e posição relativa da partículas não se mantém. É particularmente estudado nas áreas da hidrostática e da hidrodinâmica.
3º estado: No estado gasoso, o corpo mantém apenas a quantidade de matéria, podendo variar amplamente a forma e o volume. É particularmente estudado nas áreas da aerostática e da aerodinâmica.


4º estado: O Plasma (ou quarto estado da matéria) está presente principalmente nas televisões de LCD ou cristal líquido, ou ainda chamadas de “TVs de plasma”. Neste estado há uma certa “pastosidade” da substância, que permite uma maior e melhor resposta quando recebe informações decodificadas pelos feixes de luz emitidos pelos componentes da TV. É sabido que qualquer substância pode existir em três estados: sólido, líquido a gasoso, cujo exemplo clássico é a água que pode ser gelo, líquido a vapor. Todavia há muito poucas substâncias que se encontram nestes estados, que se consideram indiscutíveis a difundidos, mesmo tomando o Universo no seu conjunto. É pouco provável que superem o que em química se considera como restos infinitamente pequenos. Toda a substância restante do universo subsiste no estado denominado plasma. 


5º estado: O Condensado de Bose-Einstein é o quinto estado da matéria, e é obtido quando a temperatura chega a ser tão baixa que as moléculas entram em colapso. O condensado de Bose-Einstein é uma coleção de milhares de partículas ultra-frias ocupando um único estado quântico, ou seja, todos os átomos se comportam como um único e gigantesco átomo.

6º estado: Gás Fermiônicodiferentemente do condensado de Bose-Einstein nesse estado as partículas apesar de estarem a baixissimas temperaturas ainda se comportam isoladamente, ou seja, as partículas são solitárias e não se comportam como um condensado perfeito (completamente unidas).


7º estado: Superfluido de polaritons. Trata-se de um material sólido preenchido com uma série de partículas de energia conhecidas como polaritons. Os polaritons foram aprisionados e tiveram sua velocidade diminuída no interior do novo material. Este estado da matéria até agora desconhecido, introduz um método radicalmente novo tanto para mover energia de um ponto a outro, quanto para gerar um feixe de luz coerente - um laser - utilizando uma quantidade muito pequena de energia.
É queridos, a cada dia avançamos mais na busca de novos conhecimentos, e com isso devemos interagir cada vez mais com o mundo que nos cerca e tentar entender todos os fenômenos que acontecem à nossa volta. Considerando esses últimos estados da matéria onde as partículas se mostram muito agregadas tente responder (associando a física e a química que estudamos), como nesses estados a condução de eletricidade é maus intensa?


HÁ QUEM DIGA QUE SÃO 15 OS ESTADOS, VAI SABER.



  1. - sólido
  2. - sólido amorfo
  3. - líquido
  4. - gasoso
  5. - plasma
  6. - superfluido
  7. - supersólido
  8. - matéria degenerada
  9. - neutrónio
  10. - matéria fortemente simétrica
  11. - matéria fracamente simétrica
  12. - plasma quark-guón
  13. - condensado fermiónico
  14. - condesado de Bose-Einstein
  15. - matéria estranha.

TIRINHA DO DIA 






CURIOSIDADE DO DIA

O que aconteceria ao corpo em uma viagem à velocidade da luz?



Sinto muito capitão Kirk, mas nada de se aproximar da velocidade da luz
É um dos maiores sonhos da humanidade, conseguir viajar anos-luz para chegar às estrelas e planetas distantes do nosso sistema solar. Para esse propósito, precisaríamos de uma nave que viajasse a uma velocidade absurdamente alta para chegar aos nossos vizinhos - algo próximo da velocidade da luz. Contudo, se os astronautas têm que passar por duro treinamento para aguentar a velocidade dos foguetes que saem do nosso planeta, o que aconteceria ao nosso corpo se viajássemos a 300 mil km/s (ou mais de 1 bilhão de km/h)?
 O espaço interestelar é praticamente vazio. Para cada centímetro cúbico, os cientistas acreditam que exista cerca de dois átomos de hidrogênio - no mesmo espaço, no ar da Terra, há cerca de 30 bilhões de átomos do mesmo elemento. Contudo, em entrevista à New Scientist, o cientista William Edelstein, da Universidade de Medicina John Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, diz que esse gás escasso pode fazer mais mal em uma viagem próxima à velocidade da luz do que um ataque romulano aos tripulantes da espaçonave Enterprise - da série Star Trek.
Baseado na teoria da relatividade de Albert Einstein, se acredita que o hidrogênio que está no espaço interestelar seria transformado em uma intensa radiação que poderia, em segundos, matar os tripulantes e destruir os equipamentos eletrônicos. Segundo Edelstein, a 99,999998% da velocidade da luz, os átomos do gás gerariam uma energia de 7 teraelectron volts - a mesma energia que os prótons do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês). "Para a tripulação, seria como estar de frente ao raio do LHC", diz Edelstein.
O casco da espaçonave até poderia prover uma pequena proteção. Segundo Edelstein, uma camada de 10 cm de alumínio poderia absorver menos de 1% da energia. Ele afirma que, como os átomos de hidrogênio tem apenas um próton no núcleo, estes poderiam expor a tripulação a uma perigosa radiação ionizante que quebraria os elos químicos e danificaria o DNA. "Os átomos de hidrogênio são minas espaciais inevitáveis", diz o cientista.
A dose fatal de radiação para humanos é 6 sieverts. Edelstein calcula que a tripulação de uma espaçonave próxima à velocidade da luz receberia o equivalente a 10 mil sieverts em apenas um segundo, o que também enfraqueceria a estrutura da nave e danificaria os eletrônicos.
O cientista ainda especula que essa seria uma boa razão para acreditar que os ETs não chegaram ao nosso planeta. Segundo Edelstein, se um alienígena foi capaz de construir uma espaçonave que viaja à velocidade da luz, neste momento ele está morto, dentro da estrutura enfraquecida e com os sistemas de navegação quebrados.

CARICATURA DO DIA


28 comentários:

  1. interessante...bom para meu trabalho de ciências.

    ResponderExcluir
  2. WTF
    15 ja é o cúmulo!!
    Fui enganado minha vida inteira!!!!!
    NÃO BASTASSE O VIDRO SER LÍQUIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o vidro não é um líquido, o canal veritasium do YouTube fez um vídeo sobre isso

      Excluir
    2. Rlx entao. Vidro nao é um liquido. É uma estrutura cristalina. É mentira toda aquela hidtoria das capelas na europa. O fato dos vidros ficaram mais finos em cima do que em baixo se da pelo o desgaste da chuva com o passar dos seculos

      Excluir
    3. Na verdade o vidro é uma estrutura amorfa, não cristalina

      Excluir
    4. Vidro é um sólido amorfo(não cristalino), portanto ele não é um cristal. :)

      Excluir
    5. O vidro é um sólido amorfo(não cristalino), portanto ele não é um cristal. :)

      Excluir
    6. JOVEM O VIDRO NÃO É NEM LÍQUIDO NEM SÓLIDO É UM SÓLIDO AMORFO QUE QUER DIZER QUE A SUA ESTRUTURA É DESORDENADA.

      Excluir
    7. Sim é verdade. Os vidraceiros assim o faziam para evitar quebras no transporte, pois não tinham a têmpera que tem os atuais.

      Excluir
  3. Há cerca de 200 anos atrás acreditavam que velocidades acima dos 30km/h seria capaz de matar um ser humano, mas já conseguimos ultrapassar a barreira dos 1000km/h e até mais. Com o avanço tecnológico com certeza será possível viajar cada vez mais rápido. Lógico que caso ocorram algumas interferências novamente a tecnologia terá que contorná-las. Quem pode afirmar que não é possível viajar através do éter? Ou no futuro implantar um sistema de bose einstein no casco para que não exista viscosidade entre o caso e o meio? Ou que ainda uma fonte crie um campo reflexivo que irá repelir qualquer tipo de material???...Isso só vivendo até lá para ver, o que é improvável para nós humanos em uma mesma vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, o ser humano "nunca" vai conseguir viajar em velocidades próximas ou iguais a da luz, pois o hidrogênio que está presente no espaço interestelar seria transformado em uma intensa radiação, e segundo Lisa Edelstein, a 99,999998% da velocidade da luz, os átomos do gás gerariam uma energia de 7 teraelectron volts, mais ou menos a mesma energia que os prótons do Grande Colisor de Hádrons, então o ser humano seria absolutamente destroido, junto com qualquer tipo de matéria que esteja na mesma velocidade ( a luz em sí, só consegue viajar numa velocidade tão alta, pois é uma onda [eletromagnética], desprovida de "matéria" em sí )

      Excluir
  4. Meus Amigos, o motor da Interprice gera um campo de dobra que coloca a Nave no HiperEspaço. Na Dimensão do Hiperespaço a Velocidade da Luz pode ser muito, mas muito maior que em nossa dimensão, assim as Leis da Relatividade se mantém.
    Simples. O problema é criar um campo que permita a Troca de Dimensão, viajar nela e Voltar para nossa dimensão no local desejado.
    Acredito que esta seja a maneira que os ET façam para vir até aqui e voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Adroaldo.

      Você é o cara!

      #partiusirius

      Excluir
  5. oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi
    oi

    ResponderExcluir
  6. kkkk humanos, são um sarro

    ResponderExcluir
  7. Os 8 º estados físicos da matéria

    ResponderExcluir
  8. Nada que possua massa vai conseguir viajar a velocidade da luz, quando as partículas passam pelo campo de Higgs, elas são "forçadas" pelo campo e vice-versa, logo se determina a massa, mas o fóton (a luz) passa sem "forçar" (digamos assim, a grosso modo), logo atinge a velocidade máxima.

    ResponderExcluir
  9. se se conseguisse criar uma proteção do estado bose -einstein e criocongelar um ser vivo seria possivel passar por toda a radiação que causa maleficios ao nosso adn e etc...sem nos causar danos porque num comgelamento de segundos as nossas células nao iriam ter tempo para morrer porque ficariam congeladas bastaria calcular a distancia em anos -luz e converte-la em tempo terrestre quando o cronometro terminasse o tempo este teria um mecanismo de descongelamento e reabilitação do organismo fazendo com que nem sequer tivessemos envelhecido nem tivessemos alterado o nosso estado normal claro para este raciocinio dar certo a ciencia tem que avançar muitoe provavelmente não vamos tar vivos quando tal acontecer

    ResponderExcluir
  10. O SER só se desintegra com uma descarga eletromagnética de 300 trilhões de vibrações por segundo

    ResponderExcluir
  11. 15 estados da materia, ja não bastam os 7 que são extremamente complicado para eu entender, imagina 15
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    a
    scrr

    ResponderExcluir