A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Os férmions e o princípio da exclusão de Pauli

Os férmions são uma classe de partículas subatômicas que possuem características quânticas específicas, incluindo spin semi-inteiro e obediência ao princípio de exclusão de Pauli. Essas partículas são componentes fundamentais da matéria e formam os blocos de construção de todos os objetos que nos rodeiam constituídas pelos léptons e quarks.

Os léptons são um tipo de férmion que são os mais "leves" e incluem o elétrons, múon, tau, bem como seus neutrinos associados. Essas partículas não interagem com a força nuclear forte e, portanto, não possuem a carga da cor que une os quarks em prótons e nêutrons pela troca de glúons.

Os quarks são férmions que se mantém confinados nos prótons e nêutrons, possuindo massa, carga elétrica, spin semi-inteiro (1/2) entre outras propriedades quânticas como a carga de cor responsável pela força nuclear forte.

O princípio de exclusão de Pauli é uma das leis fundamentais da física quântica que estabelece que dois férmions, partículas com spin semi-inteiro, como elétrons, prótons e nêutrons, não podem ocupar o mesmo estado quântico simultaneamente.

Na série "O Homem do alto alto¹ " a conclusão histórica da 2a grande guerra mundial teve desfecho diferente, e neste multiverso uma máquina do tempo construída pelo eixo não conseguia enviar os viajantes do tempo, descubra o que tem o princípio de exclusão de Pauli com a série, assistindo.

Esse princípio é fundamental para a compreensão da estrutura eletrônica dos átomos, bem como para a estabilidade dos sólidos e outros materiais. Os elétrons em um átomo preenchem orbitais atômicos de acordo com o princípio de exclusão de Pauli, o que significa que não podem ocupar os mesmos níveis de energia. Isso leva a configurações eletrônicas únicas para cada elemento químico.

Os hádrons são um tipo de férmion mais pesado e incluem prótons, nêutrons e outros tipos de partículas que são compostas de quarks ligados pela interação forte. Os bárions, como prótons e nêutrons, são compostos por três quarks, enquanto os mésons são compostos por dois quarks.

Devido às suas propriedades quânticas exclusivas, os férmions desempenham um papel fundamental na física de partículas e na compreensão da estrutura da matéria. O estudo dessas partículas e suas interações pode levar a avanços significativos em campos como a física nuclear, astrofísica e tecnologia de semicondutores.

Para saber mais ... Os férmions (link)

¹ (161) The Man in the High Castle | Trailer da temporada 01 | Legendado (Brasil) [HD] - YouTube

TIRINHA DO DIA

Próximo tema: Os quarks e o confinamento, espero você na segunda dia 05 de junho


Kleber Bastos
Prof. IFAM/CMC
Colaborador: GEDEP-fis / GIRPEN
Instagram: @fisikanarede

Nenhum comentário:

Postar um comentário