A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

segunda-feira, 8 de maio de 2023

A Física de Partículas

A Física de Partículas é parte da Física Moderna e Contemporânea que estuda as partículas mais básicas que compõem a estrutura da matéria.

As partículas elementares são constituídas pelos férmions (quarks e léptons) e bósons. Os quarks e léptons são as partículas que compõem a matéria, enquanto os bósons são partículas que mediam as interações entre elas; coisas são feitas por férmions e acontecem por causa dos bósons (Loos, P.)

Uma das principais ferramentas utilizadas na física de partículas é o acelerador de partículas, que acelera partículas a altas energias e colide-as para estudar os produtos dessas colisões. Outra ferramenta importante é o detector de partículas, que é usado para medir as propriedades das partículas produzidas nas colisões.

No CERN o LHC acelera as partículas para velocidades próximas da luz e produz colisões à serem estudadas nos detectores: CMS, ATLAS, ALICE e LHCb

Fonte: CERN.org

As forças da natureza que descrevem as interações entre as partículas elementares são as forças eletromagnética, nuclear forte e fraca que através de suas partículas mediadoras constituem a comunicação entre as partículas do modelo teórico.

A física de partículas tem aplicações em diversas áreas, desde a compreensão do universo primitivo até o desenvolvimento de novas tecnologias, como na medicina nuclear com o tomógrafo de pósitron , a tecnologia touch, a WWW (World Wide Webe) e a geração de energia através da fusão nuclear.

Fonte: UFRGS

Sua fundamentação é descrita pela na teoria Quântica de Campos que é ação conjunta da teoria da Relatividade especial e da teoria Quântica.

A teoria da relatividade especial, desenvolvida por Albert Einstein, descreve as relações de simetria entre o espaço e o tempo. Ela é fundamental para entender as propriedades das partículas que se movem próximas à velocidade da luz, como as partículas produzidas em aceleradores de partículas.

Fonte: uol.com

A mecânica quântica que trata das especulações probabilísticas, é a teoria que descreve o comportamento da matéria em escalas muito pequenas, como das partículas elementares. Ela permite entender as propriedades das partículas, como sua posição, momento, spin, e as probabilidades de eventos quânticos ocorrerem.

A combinação de teorias e experimentos é o que nos permite compreender o comportamento das partículas elementares e construir uma visão cada vez mais completa do universo em que vivemos.

Para saber mais ... Entendendo a Física de Partículas Elementares (link)

TIRINHA DO DIA


Próximo tema: O Modelo Padrão das Partículas Elementares, espero você na terça dia 16 de maio

Kleber Bastos
Prof. IFAM/CMC
Colaborador: GEDEP-fis / GIRPEN
Instagram: @fisikanarede

Nenhum comentário:

Postar um comentário