A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Os Gênios de Solvay - parte 1

A Conferência de Solvay, ou Congresso de Solvay, é uma reunião que acontece desde 1911 a cada espaço de tempo (geralmente a cada 3 anos) e que consegue juntar os principais nomes da física e química para debater avanços e discutir questões que precisam de uma solução nos referidos campos.

Cada encontro tem um tema definido que será abordado. O primeiro deles foi "Teoria da Radiação e dos Quanta" e o último (ocorrido em 2011) tratou sobre "A Teoria do Mundo Quântico".

A reunião tem a missão de juntar os maiores gênios do mundo, cada encontro gera uma foto memorável, porém, a maior de todas - e você já vai entender o porquê - foi a 5ª conferência, ocorrida em 1927. O tema foi "Elétrons e Fótons" e alguns nomes como Marie Curie, Abert Einstein e Niels Bohr juntaram-se em Bruxelas entre os dias 23 e 29 de outubro de 1927 para discutir a recém formulada teoria quântica

Foi nessa ocasião, por exemplo, que se intensificou a discussão entre Einstein - e a corrente realista da ciência que queria regras bem-definidas para reger o método científico (como pregado por nomes como Karl Popper) - e Bohr - e a corrente instrumentalista que queriam regras mais "frouxas", com "fins justificando os meios". Embora a disputa tenha se arrastado em outras batalhas, os vencedores daquela ocasião foram os instrumentalistas, grupo dominante até hoje.

Embora o famoso registro fotográfico tenha apenas 29 pesquisadores, o encontro contou com 32 participantes no total. Destes, 18 haviam ganho ou iriam ganhar um prêmio Nobel!

Sobre os participantes começamos uma série :

1- PETER DEBYE

Físico-químico holandês que contribuiu com soluções matemáticas de um problema envolvendo correntes parasitas; teoria do calor específico para baixas temperaturas; órbitas elípticas da estrutura atômica; condutividade elétrica em soluções eletrolíticas; difração dos raios-X, entre outras coisas.

Seu prêmio Nobel em química viria em 1936 por conta de suas contribuições para o conhecimento das estruturas moleculares.


Kleber Bastos
Prof. IFAM/CMC
Colaborador: GEDEP-fis / GIRPEN
Instagram: @fisikanarede

Nenhum comentário:

Postar um comentário