A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

A pressão atmosférica

 

O ar tem massa e é composto por várias moléculas que estão em constante movimento. Como tais moléculas têm massa, elas são puxadas em direção à Terra pela gravidade. Os movimentos das moléculas de ar (que ocorrem em alta velocidade e em todas as direções) neutralizam um pouco a gravidade. A gravidade puxa as moléculas de ar para baixo, enquanto os seus movimentos em todas as direções as mantêm suspensas. A gravidade faz com que a densidade de moléculas seja maior ao nível do mar. Portanto, em elevadas altitudes o ar é mais rarefeito! 

Chamamos de pressão atmosférica, o ar acima de uma área que é acelerado para baixo pela gravidade. Há mais moléculas para exercer pressão ao nível do mar. Portanto a pressão atmosférica é maior nesse local. Já em área de maior altitude o número de moléculas de ar acima de uma área é menor e a pressão atmosférica é menor. 

EBULIÇÃO DA ÁGUA

O ponto de ebulição da água é um dos fatos científicos que aprendemos bem cedo na escola. Todos afirmam que a água ferve a 100º Celsius. No entanto, isso é verdade apenas sob a pressão atmosférica ao nível do mar. Para ferver a água, é necessário aplicar energia em forma de calor. À medida que tal energia é transferida para as moléculas de água, elas começam a se movimentar mais rapidamente e a quebrar as ligações que as mantêm unidas. As moléculas de água escapam facilmente da superfície quando a pressão do ar acima delas é menor. Essa é uma condição que ocorre em locais acima do nível do mar. O ponto de ebulição da água será menor quanto maior a altitude. Portanto, o cafezinho dos cariocas sempre será mais quente do que o dos brasilienses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário