A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Os modelos atômicos


A palavra "Átomo" palavra" vem do grego (a=não, tomo=divisão) e significa indivisível, Demócrito e Leucipo foram os primeiros atomistas. Por muito tempo se construiu modelos que consideravam o Átomo sem divisão, hoje sabemos que não é assim. Vamos resumir os modelos:


O Modelo de Dalton (1808) considerava o átomo como uma "bola de bilhar", ou seja, uma esfera maciça e indivisível. Problema do modelo: O átomo tem prótons, nêutrons e elétrons.


O Átomo de Thomson (1903) - Conhecido como "pudim de passas", nesse modelo os elétrons estavam imergidos em um fluído de carga positiva.

Problema do modelo: Os elétrons não estão no núcleo do atomo.


• Átomo de Rutherford (1911) - Com o experimento da folha de ouro, Rutherford imaginou o átomo como um planetário. Problema: O átomo é instável e o elétron

"cairia" no núcleo.


O Átomo de Bohr (1913) para resolver as limitações do modelo de Rutheeford, Niels Bohr propôs um modelo onde as órbitas dos elétrons estariam em estados estacionários (estado fundamental e estado excitado). Esse modelo foi celaborado para o átomo de hidrogênio.

Problema do modelo: apresenta limitações para explicar as raias espectrais e fenômenos envolvendo outros átomos.


Modelo quântico de Shroedinger - O elétron se localiza nos orbitais em certas e funções de onda que carregam informações probabilísticas.


#modelosatomicos #modelosatômicos #física #fisica

#átomo #atomística

Nenhum comentário:

Postar um comentário