A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 5 de junho de 2010

Em busca da teoria do tudo




Após ler uma postagem de Jorge Luiz Calife, : O mundo, às vezes, confuso da física quântica, passei a sonhar com a viajem no tempo, os universos paralelos e a teoria do tudo. Este blog nasceu para acalmar minha alma ou quem sabe perturbar as idéias de meus alunos pois segundo Albert Einstein “A curiosidade é mais importante do que o conhecimento”.
Espero trilhar por um caminho coerente e divertido, relatando os meus dias e pesquisas sobre à procura da teoria do tudo.
Amigos da Física, somos todos filhos de Nicolau; sim de Nicolau Copérnico mais desde os primeiros filósofos gregos aos físicos do século XX, nenhuma questão intrigou tanto a ciência quanto a busca por uma teoria que descreva, de forma sucinta, o funcionamento do universo. Quem sabe, ela pode ser simples como o que Einstein nos deixou E = M.C2 e poderia caber na palma da mão. Espero ter tempo e não desistir desta jornada.
A teoria do tudo tornou-se o santo graal da física. Teóricos e pesquisadores de todas as épocas vêm devotando suas vidas a essa descoberta final. Einstein, se no seu tempo acreditasse em Niels Bohn e não desconfiasse da Física Quântica, poderia ter jogado dado com Deus. De Galileu, passando por Ptolomeu, sem desprezar o eletromagnetismo de Maxwell e as idéias de Oersted e Faraday, a teoria das cordas que hoje está mais perto da teoria do tudo não seria possível . Basta agora sonhar e viajar com Nicolau, Newton, Planck e Einstein e um pouco de suas vidas a procura do tudo.

Boa sorte ao meu amigo Fabrício na jornada que se inicia. Força, Deus está contigo.

Ao meus filhos Ana Paula e Renan que me fazem levantar para lutar por eles todo dia.

2 comentários:

  1. Ótimo post, professor.
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Puxa professor, que bacana!
    Nesses detalhes e viagens loucas que o Sr. se destaca e faz a diferença quando o comparamos!
    Abraços...

    ResponderExcluir