A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

A pressão atm e os ouvidos

Quando mudamos rapidamente de altitude, em uma viagem de automóvel ou de avião, sentimos uma sensação estranha e desconfortável nos ouvidos.

No fundo do canal auditivo há uma delicada membrana, o tímpano, que capta as vibrações sonoras do ar. No lado interno desta membrana há o ouvido médio. A pressão do ar no canal auditivo (ouvido externo) é usualmente igual à do ouvido médio. Quando nos deslocamos de modo rápido de um local de elevada altitude para outro de baixa altitude há mudança na pressão atmosférica. Isso ocorre porque em áreas mais baixas o ar é mais denso, consequentemente a pressão atmosférica é maior. A pressão maior do ar no lado externo pressiona a membrana do tímpano, causando a sensação desconfortável (o oposto ocorre quando nos deslocamos do baixo para o alto). Com o tempo essa sensação desaparece naturalmente, devido a presença de um estreito canal (trompa de Eustáquio) que comunica o ouvido médio com a nasofaringe (parte de trás do nariz e a parte superior da garganta). Tal canal permite que o ar flua para dentro ou para fora do ouvido médio, equalizando a pressão em ambos os lados do tímpano.

Você pode aliviar a sensação causada pela diferença de pressão, ajudando o trânsito de ar pela trompa de Eustáquio ao abrir e fechar a boca várias vezes, ao mascar chiclete, beber pequenas quantidades de líquido ou bocejar. Há ainda uma eficiente manobra em que você pode tentar inspirar e expirar suavemente enquanto mantém as narinas e a boca fechadas. Apenas tenha cuidado ao fazer isso. Se você expirar subitamente e com muita força, pode causar danos no tímpano

Créditos: @entenda mais ciência 


Nenhum comentário:

Postar um comentário