A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

A revolução de Galileu

 

O telescópio foi inventado na Holanda no início do século XVII. Foi Galileu Galilei, em 1609, quem fez o primeiro uso científico desse instrumento, apontando-o para o céu. Galileu aperfeiçoou o telescópio, obtendo um aumento de 8 a 30 vezes. Isso permitiu uma série de observações que incluem: (1) - crateras da Lua, (2) - fases de Vênus, (3) - luas de Júpiter, (4) - anéis de Saturno, (5) - manchas solares, (6) - estrelas na Via Láctea. Muitas dessas observações, como a existência das fases de Vênus e luas girando ao redor de Júpiter, foram essenciais para comprovar o modelo heliocêntrico de Copérnico*. As fases de Vênus só poderiam ser explicadas considerando que Vênus orbitava ao redor do Sol, não da Terra. A existência de satélites girando ao redor de Júpiter derrubava definitivamente a ideia de que todos os astros orbitavam ao redor da Terra. 

As descobertas de Galileu refutaram a teoria Geocêntrica*. Ficou evidente que a Terra não é o centro do universo! Porém, os dogmas da igreja não aceitaram os fatos apresentados por Galileu e por pouco o cientista não foi queimado na fogueira. Após 350 anos a igreja reconheceu o seu erro. Ao longo desse tempo o telescópio de Galileu se aperfeiçoou e a ciência aprofundou o nosso conhecimento da Terra e do Universo.

Infelizmente, ainda hoje o conhecimento científico gerado e até mesmo fatos continuam sendo rejeitados por alguns. Sempre há resistência à mudança e ao progresso. Assim, a história com Galileu se repete em menores proporções. Mas a humanidade está claramente avançando e a ciência tem sido a sua mola propulsora!

————————————————

* Aristarco propôs o modelo heliocêntrico (Sol no centro do universo) há mais de 2.200 anos, o qual foi abandonado. Ao longo de muitos séculos o sistema geocêntrico (Terra no centro do universo) foi aceito. No século XVI, Nicolau Copérnico retomou a ideia de Aristarco, desenvolvendo e publicando um modelo matemático consistente e completo do sistema heliocêntrico

Nenhum comentário:

Postar um comentário