A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

A Terra por diferentes comprimentos de onda


▶️ Visível

A Terra vista em luz visível mostra a beleza dos oceanos azuis, terras verdes e marrons, e nuvens brancas.

▶️ Ultravioleta Extremo

A missão IMAGE (Imager for Magnetopause-to-Aurora Global Explorer) capturou imagens da magnetosfera da Terra, invisível para métodos óticos comuns, gerando as primeiras imagens globais de plasma.

▶️ Raios Gamma

Imagem da Terra vista em raios gama, capturada com dados do Observatório de Raios Gamma Compton (1991-2000). Os raios gama são gerados pela interação da atmosfera da Terra com raios cósmicos de alta energia, protegendo a superfície da radiação.

▶️ Terra Ultravioleta a partir da Lua

Imagem histórica captada da Lua, mostrando a Terra brilhando em luz ultravioleta, com auroras visíveis no lado oposto ao Sol, causadas por partículas carregadas expelidas pelo Sol.

▶️ Raios X

Imagem de raios X tirada pelo satélite Polar, mostrando a Terra com uma aurora brilhante nos polos, gerada por íons energéticos do Sol interagindo com a atmosfera superior. Os raios X não são prejudiciais, pois são absorvidos pela atmosfera.

▶️ Imagem Térmica

Vista infravermelha da Terra feita pelo satélite Meteosat, com cores representando a temperatura, desde o azul (mais frio) até o vermelho (mais quente).

▶️ Infravermelho de 6,7 μm

Imagem da Terra capturada no comprimento de onda infravermelho de 6,7 μm, destacando as áreas de alta concentração de vapor d'água na troposfera superior.

▶️ Imagem Composta no Infravermelha

Imagem da Terra em três comprimentos de onda infravermelhos, mostrando a diferença entre os lado escuro do planeta.

▶️ Infravermelho a 5,0 µm

Imagem tirada pelo instrumento VIRTIS da missão Rosetta, mostrando a Terra em infravermelho, destacando a emissão térmica da superfície e a uniformidade no lado diurno e noturno.

▶️ Infravermelho e Visível

Imagem do disco completo da Terra, combinando visível e infravermelho, oferecendo uma visão detalhada da dinâmica atmosférica e da superfície terrestre.

Fonte: Astronerd 


Nenhum comentário:

Postar um comentário