O buraco negro mais massivo que conhecemos atualmente é a Fênix A, que fica no coração do aglomerado da Fênix, um dos aglomerados mais pesados já descobertos. Localizada a 5,8 bilhões de anos-luz de distância, a Phoenix A tem uma massa estimada de 100 bilhões de sóis. Outro buraco negro titânico é o Tonantzintla 618 (Ton 618), localizado a cerca de um bilhão de anos-luz de distância com uma massa de cerca de 66 bilhões de sóis.
Com buracos negros ultramassivos monstruosos como Phoenix A e Ton 618 por aí, você pode se perguntar se há um limite para o tamanho de um buraco negro.
Os cientistas também se perguntam isso há muito tempo, e uma equipe liderada por Priyamvada Natarajan, do Departamento de Astronomia da Universidade de Yale, acha que pode ter a resposta.
"Definimos buracos negros ultramassivos como buracos negros com massas superiores a 10 bilhões de vezes a massa do sol", disse Natarajan à Space.com. "Os buracos negros supermassivos são definidos como tendo mais de 10 milhões de vezes a massa do sol. Portanto, os buracos negros ultramassivos seriam, em média, 10.000 vezes mais massivos do que os buracos negros supermassivos.
🔹 ONDE CAÇAR BURACOS NEGROS ULTRAMASSIVOS?
Antes que os cientistas possam investigar buracos negros ultramassivos, eles primeiro precisam determinar onde esses grandes jogos cósmicos vagam. Natarajan explicou que uma pista vem do fato de que as massas dos buracos negros supermassivos centrais parecem estar correlacionadas com a massa das estrelas dentro das galáxias que os hospedam. Galáxias com mais estrelas e, portanto, maiores "massas estelares", devem, portanto, hospedar buracos negros supermassivos mais massivos.
"Essa relação de escala sugere que existe uma conexão profunda e profunda entre como os buracos negros crescem e a formação de estrelas em suas galáxias hospedeiras", disse Natarajan.
Os buracos negros ultramassivos com as massas mais monstruosas devem, portanto, residir nas galáxias mais brilhantes com mais estrelas. As galáxias mais brilhantes no centro dos aglomerados de galáxias, conhecidas como "Galáxias Centrais Mais Brilhantes (BCGs)", seriam, portanto, as candidatas ideais para abrigar buracos negros ultramassivos.
🌏 Créditos/fonte/Publicação: por Robert Lea . space.com
----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:
Postar um comentário