A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 8 de junho de 2010

A caminho do tudo – parte II




Tales o Homem de Mileto e a pergunta do passado : do que é feito o mundo?


Tales era o cara, além de prever o eclipse, que fez os Medas e os Lídios arregarem, supostamente tirou a Grécia das trevas intelectuais. Tales pode não ter escrito nada de suas próprias idéias, certamente nada que tenha sobrevivido, embora filósofos o descreveram como um dos sete sábios da Grécia antiga ( Quem são os outros seis? Me responda nos comentários).
De acordo com Heródoto, Tales certa vez desviou um rio, permitindo que o rei da Lídia o atravessa-se com o seu exército. Poderia se hoje vivo, ajudar o rei Lula no rio São Francisco. Conta-se , um causo nos livros de nona série de matemática do chicão, que ao viajar pelo Egito calculou a altura de uma das pirâmides por sua sombra ( Semelhança de triângulos ). Foi um prodígio da matemática, estabelecendo quatro teorias fundamentais de geometria (Quais? Me responda comentando caro leitor).
Hoje lembramos Tales por sua ousada tentativa de forjar uma filosofia da natureza. Em uma de suas mais famosas afirmações, ele disse que o universo é feito de água. Durante séculos muitos debateram sobre o que, exatamente, ele queria dizer com aquilo. Que tudo, é composto de água? Talvez ele quis dizer que todas as coisas se originaram da água em um passado distante. Como bom observador, Tales pode ter visto isso na natureza, ter notado que todas vida necessita de água para se nutrir. Talvez pelo fato do Mediterrâneo rodear o mundo Grego, ele acreditava que a própria Terra repousava sobre água. Olha homem, ele pode ter até notado a água em três formas – sólida (gelo), líquida e gasosa ( vapor ), cada uma com propriedades físicas diferentes.
Nem todo mundo se deixou balançar pelas idéias de Tales, Anaxímenes propôs que tudo era feito de ar. Herácrito de Éfeso disse que tudo era fogo, cada um na sua, correto?
Cada um desses pensadores estava fazendo a mesma pergunta: de que é feito o mundo? Os filósofos – ciêntistas gregos, foram ousados para sugerir respostas. Hoje podemos até rir disso tudo, das idéia dos caras, mas seria um erro rejeitálas. Acho que o importante não são as conclusões mas o fato de ousarem fazer tais perguntas. Não satisfeitos com os mitos, eles se voltaram para uma filosofia da natureza que iria evoluir para aquilo que hoje chamamos de “ciência”. E os dois séculos seguintes iriam trazer uma ousadia ainda maior, enquanto os gregos procuravam a explicação física definitiva – o logos – para o mundo natural. Esse é outro papo. Um abraço.

Ao amigo Tales fiel escudeiro da 223 centro

Um comentário:

  1. Ae, Professor.
    Excelente leitura.
    Parabéns pelo texto.
    Continue escrevendo que com certeza lerei.
    um forte abraço

    Fabio Marcovski

    ResponderExcluir