A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Os 10 animais + estranhos do mundo

10º Dragão de Komodo:


Chegando a atingir 2–3 m de comprimento e 70 kg de peso. O seu tamanho invulgar é atribuído a gigantismo insular, uma vez que não há outros animais carnívoros para preencher o nicho ecológico nas ilhas onde ele vive, e também ao seu baixo metabolismo.Como resultado deste gigantismo, estes lagartos, juntamente com as bactérias simbiontes, dominam o ecossistema onde vivem. Apesar dos dragões-de-komodo comerem principalmente carniça, eles também caçam e fazem emboscadas a presas incluindo invertebrados, aves e mamíferos. Antigamente acreditava-se que as bactérias em sua saliva, mas em 2009 foi descoberto que ele produz veneno, uma das toxinas mais complexas do planeta.

9º Macaco Narigudo


Esses animais habitam os mangues e seu nome popular deriva do fato dos machos possuírem um nariz longo e flexível,e na época de acasalamento, eles emitem um som usando seu nariz como instrumento.(tenho um amigo com o nariz idêntico a esse)

8º Narval


O narval é um cetáceo de grande porte, com 4 a 5 metros de comprimento e cerca de 1,5toneladas de peso. O dente incisivo superior esquerdo dos machos, que se encontra enrolado em espiral, se projeta como um chifre. Este dente é feito de marfim e pode atingir até 3 metros de comprimento, quase de metade do comprimento do animal. A presa do macho do narval é fonte de marfim de valor comercial e constitui um atractivo à caça da espécie. Cerca de um macho em 500 tem duas presas em vez de uma.

7º Pangolim


Este animal tem o corpo coberto de escamas. Adota uma forma enrolada, semelhante à do ouriço-cacheiro, quando ameaçado. Não possui dentes e alimenta-se sobretudo de formigas que captura dentro dos formigueiros com a sua longa língua viscosa, estando filogeneticamente mais próximo dos carnívoros que os papa-formigas sul-americanos. Trata-se de um caso de evolução convergente, em que espécies de grupos distintos evoluíram para morfologias semelhantes.

6º Peixe Voador


A espécie chega a medir até 25 centímetros de comprimento, de corpo alongado, dorso azul-acinzentado, flancos prateados e ventre claro, nadadeiras pélvicas muito curtas, peitorais extremamente desenvolvidas e caudal furcada com lobo inferior maior. Quando o peixe-voador salta para fora d'água para "voar" ele pode atingir uma altura de 6 metros e planar por uma distância de 90 metros. Pra quem ainda duvida, assista o vídeo desse peixe, pairando no ar durante 45 segundo:



5º Lagarto Basilisco


O que há de curioso nese Lagarto é que pode correr sobre a água (razão pela qual também é conhecido com lagarto-jesus), durante uma fuga de um predador, dirigem-se para um curso de água, que pode ter até 50 m. de largura, e colocam-se correndo sobre as patas traseiras como uma pessoa ou ave. Os longos dedos traseiros possuem uma dobra de pele cada que, quando o basilisco se põe a correr, se abrem durante a descida da pata, e se fecham imediatamente quando puxado para cima. Então esta dobra apresenta uma certaresistência que o permite se manter acima da superfície até que consiga escapar do perigo. Ele Alimenta-se de insetos, aranhas e outros animais pequenos e é um exímio nadador e um escalador excelente.

4° Peixe-diabo negro


É realmente assustador...O peixe-diabo negro (Melanocetus johnsonii) é uma espécie de peixe encontrada em todos os oceanos, porém, mais especificamente em profundidades que variam entre 100 e 2 mil metros. É capaz de atrair suas presas com uma falsa isca, uma espécie de saliência luminescente que se agita sobre a cabeça. Há um grande dimorfismo sexual, uma vez que as fêmeas chegam a medir 18 centímetros, mas os machos, porém, crescem apenas até três centímetros .

3º Toupeira-de-nariz-estrelado

Essa toupeira Vive no Canadá,mas poucas pessoas no seu país sabem que ela existe,e é considerada(injustamente) um dos animais mais feios do mundo. Ela possui vinte e dois tentáculos móveis na ponta do focinho,que se movimenta muito rápido para a toupeira sentir tudo que está ao seu redor,esse focinho também possui uma enorme sensibilidade,pois a toupeira não enxerga muito bem,então,seu mundo é praticamente voltado ao tato,e está no Guinness Book of World Records por ser o comilão mais rápido do mundo e por ser o primeiro mamífero a que se sabe ser capaz de sentir o cheiro de sua presa debaixo d’água apenas soltando um pouco de ar e aspirando de volta, como na imagem a seguir.

2º Elysia Chlorotica


A habilidade de fazer fotossíntese, por aproximadamente nove meses após se refestelar em algas marinhas, ocorre devido a ingestão dos plastídios durante o desenvolvimento juvenil do molusco (por isso sua cor esmeralda) já havia sido descrita em artigos anteriores do mesmo grupo de pesquisa de Mary E. Rumpho, responsável pela identificação do gene PsbO no genoma da E. Chlorotica. Mas como foi que a lesma "roubou" o gene da alga e começou a fazer fotossíntese? Essa característica de roubar, é conhecida técnicamente como cleptoplastia, e deve ter acontecido com os ancestrais da lesma e da alga, que possuem essa profunda intimidade há milhares de anos atrás, onde acidentalmente o gene foi sequestrado no genoma da lesma em uma transferência horizontal gênica.

1º Turritopsis nutricula


É o mais impressionante de todos, é um hidrozoário (uma medusa), e é considerado pelos cientistas o único animal que consegue enganar a Morte. Todos os organismos (de acordo com a actual crença) estão condenados a morrer, depois de terem completado o seu ciclo de vida. Os hidrozoários são uma grande classe de animais predadores que vivem principalmente em água salgada, e o seu ciclo normal de vida começa com um ovo fecundado, que se desenvolve embrionáriamente e culmina numa larva minúscula e ciliada, estas larvas quando encontram um substrato no mar, fixam-se, desenvolvendo-se então num pólipo, como é mostrado na imagem a seguir.


O pólipo é a segunda fase do desenvolvimento, lembra grosseiramente uma pequena árvore e nos seus caules forma-se pequenos rebentos (brotos) e o pólipo reproduz-se assexuadamente, Nas extremidades, porém, formam-se medusas, a forma adulta dos hidrozoários. No interior da medusa formam-se gónadas que libertam óvulos e espermatozóides na água do mar. Após o sexo a medusa tem o bom senso de morrer. No mar ocorrerá a fecundação e recomeça o desenvolvimento embrionário e a larva, fechando o ciclo. Mas a Turritopsis nutricula faz uma magia biológica, ela, depois de libertar os óvulos e espermatozóides, reverte o seu ciclo biológico, e retorna para a forma juvenil. Este processo é chamado de transdiferenciação e é muito parecido com o envelhecimento normal. Um dos mecanismos mais usados neste processo é a apoptose, um suicídio celular programado. Aparentemente o processo de envelhecer e rejuvenescer pode acontecer ad infinitum, tornando o organismo virtualmente imortal Aparentemente simples, este processo tem feito com que muitos investigadores se interessem por estas medusas de 5 mm numa corrida pelo elixir da juventude.

Um comentário: