A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A caminho do tudo – Parte XXIII

A procura do Santo Graal

Michael Faraday : o mestre experimentador



Faraday é uma das grandes figuras românticas da história da ciência : a história de sua vida é uma verdadeira lenda. Faraday foi o terceiro filho de um ferreiro pobre. Com pouco estudo Faraday foi posto a trabalhar em uma oficina de encanador com 14 anos de idade. Embora ocupado com o trabalho manual, após o expediente Faraday lia os livros que eram encadernados na oficina; Os de ciência eram os que mais lhe atraíam a atenção.



Em um certo dia um cliente levou Faraday para ouvir uma conferência e o palestrante impressionado com ele o chamou para ser seu assistente de trabalho. Para Faraday era um emprego de sonhos; ele logo começou com seus próprios experimentos em eletromagnetismo pouco tempo depois da publicação de Oersted. Em 18 meses de estudo ele já tinha inventado um versão primitiva do motor elétrico. Em seu diário ele escreveu uma lista de coisas a fazer, a primeira : Converter magnetismo em eletricidade, ele buscava o santo Graal da física como um verdadeiro Indiana Jones .



Dez anos mais tarde, Faraday conseguiu. No início das pesquisas ele descobriu como usar o magnetismo para induzir uma corrente elétrica em um fio, o inverso que Oersted tinha feito. Faraday descobrira a indução magnética. Isso iria levar aos primeiros transformadores e dínamos, e a uma explosão no desenvolvimento da tecnologia elétrica.

Faraday nunca patenteou nada do que inventou, ele achava que tudo era obra do criador. Modesto e religioso ele só queria trazer a mensagem de Deus ao homem e sua simplicidade assegurou-lhe a fama. Faraday foi inflexível em sua posição de que a ciência devia ser conduzida pela ciência em si, e não pelas exigências imediatistas da industria. Sem quase nenhum treinamento em matemática, contudo, ele não podia ir mais longe; coube a Maxwell completar a revolução do eletromagnetismo, como na próxima sexta veremos.

Faraday, no entanto, foi o primeiro a perceber a importância de um novo conceito em física. Durante quase 200 anos, os físicos pensaram unicamente em termos de forças agindo entre partículas; e agora, começavam a pensar em termos de campo. Uma carga elétrica, por exemplo, é cercada por um campo elétrico; quanto mais perto estiver da fonte, mais forte será o campo. Os campos logo iriam desempenhar um papel vital em quase todos os ramos da física, permitindo cálculos simplificados e o desenvolvimento de modelos técnicos mais abstratos e poderosos.



Prólogo

Uma legião de outros cientistas estava mais que disposta a investigar as aplicações tecnológicas do trabalho de Faraday, aplicações que ele mesmo desprezava. Os resultados chegaram depressa. Henry patenteou o motor elétrico; a ferrovia elétrica logo apareceu; as linhas telegráficas cruzavam continentes e até oceanos com ajuda de submarinos; bondes em Manaus, trens e elevadores elétricos juntamente com a iluminação elétrica transformaram as cidades e modificaram o modo de viver das pessoas. E aqui depois de tanto tempo ainda no apagão.

Embora a revolução copernicana tivesse um impacto profundo sobre o modo como a humanidade via a si mesma, ela teve pouco efeito sobre a vida das pessoas do dia-a-dia. Em comparação, a descoberta do eletromagnetismo teve conseqüências imediatas. Quando Faraday nasceu, as mensagens não viajavam mais depressa do que cavalos ou navios que as levavam. Na época de sua morte, informações podiam ser enviadas através de continentes e oceanos na mesma velocidade em que podiam ser datilografadas ou lidas. O eletromagnetismo tinha mudado a face do mundo. Hoje esta maravilha de Internet se deve a este brilhante homem, Michael Faraday.

Faraday nunca encarou seu trabalho como revolucionário. “Não presumam que fui um pensador muito profundo”, escreveu ele. Poderia ter ficado rico com sua descoberta, mais como disse antes nunca patenteou nada. Perto de onde morou só resta uma placa: aqui viveu um homem simples temente a Deus e grande gênio do eletromagnetismo.

Até sexta com o estudo do grande ciêntista Maxwell.

TIRINHA DO DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário