A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 26 de março de 2024

O movimento Browniano e o átomo


Em 1827, o botânico Robert Brown observou através de um microscópio, que os grãos de pólen de uma planta suspensos na água moviam-se caóticamente em várias direções. Ele pensou inicialmente que era um fenômeno peculiar à vida. No entanto, experimentos posteriores mostraram que partículas de cristais de quartzo, também se comportavam daquela maneira na água. Portanto, o fenômeno observado por Brown não era inerente à vida! Esse padrão de movimentação aleatória de partículas minúsculas ficou conhecido como "Movimento Browniano".

No início do século XX, o físico Albert Einstein raciocinou que partículas minúsculas visíveis ao microscópio tinham uma massa suficientemente pequena para se movimentarem ao receberem o impacto de moléculas. Assim, em 1905, Einstein publicou um artigo com detalhes precisos descrevendo que os movimentos irregulares e aleatórios observados por Brown podiam ser explicados quantitativamente por colisões das moléculas de água.

Em 1908, o físico Jean Baptiste Perrin apresentou um trabalho baseado em experimentos que ele idealizou e conduziu sobre o movimento browniano, e que confirmou a explicação de Einstein. Nessa época, a teoria atômica ainda era muito debatida e muitos cientistas ainda a rejeitavam, apesar da descoberta do elétron quase uma década antes por Joseph Thomson.

Foi um fenômeno - o "Movimento Browniano"- descoberto por um botânico e explicado por Einstein e Perrin que definitivamente estabeleceu o consenso científico da existência de átomos e moléculas.

REFERÊNCIAS

https://www.yumpu.com/en/document/read/23079402/molecular-reality-the-contributions-of-brown-einstein-and-perrin

http://koyre.ehess.fr/.../905/bigg_evident_atoms_shps.pdf

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0039368108000563?fbclid=IwAR0fIEWzh5QMaAEEAopKTGQUvvaAAHjn_zHfNreh6_1M1pgz43vdGxJ9bTA

https://swarajyamag.com/science/when-atoms-and-molecules-were-simply-conceptual-tools-and-hotly-debated?fbclid=IwAR0V35NJITIxnj-1LxoocUKhjXCM1lje0IlrwY7oGQ0IBwtDIXRMRJOIi10

Nenhum comentário:

Postar um comentário