Urano é o sétimo planeta do sistema solar, o terceiro maior e o quarto mais massivo. Sua atmosfera é densa e composta de hidrogênio, hélio e metano. O metano é o que dá a Urano sua tonalidade azulada. O planeta é conhecido como o "gigante do gelo" e é composto por água, metano e amônia. Seu eixo de rotação é inclinado quase paralelo ao seu plano orbital.
♦ Um dos primeiros estudos astronômicos de William Herschel foi a observação de sistemas de estrelas binárias e múltiplas. Na noite de 13 de Março de 1781, durante as suas observações das estrelas duplas e múltiplas, William Herschel observou o planeta Urano, apesar de no momento não o ter logo identificado como planeta, pensado que poderia se tratar de um cometa. Posteriormente a natureza desse objeto recém-descoberto foi mesmo identificada, tendo sido confirmado que se tratava de um planeta, o planeta Urano.
Até àquela data os astrônomos conheciam os planetas Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno, pois estes eram claramente visíveis a olho nu. O planeta Urano era muito dificilmente observável a olho nu, estava mesmo no limite do observável, o que fez com que esse planeta apenas fosse descoberto com recurso ao telescópio.
O seu trabalho continuou com a busca dos chamados objetos do céu profundo, tendo publicado 3 catálogos com esses objetos. O total desses corpos celestes ascendeu a perto de 2.500.
🌏 Créditos/fonte/Publicação: siteastronomia.com.
#SistemaSolar #Urano #Planetas #sistemaplanetários #Satelites #CiênciasPlanetárias
----------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário