A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Chegou o Verão


Em decorrência da inclinação do eixo da Terra, em 21 de dezembro de 2025 ocorreu o solstício de verão no hemisfério sul. Este evento marca o dia mais longo do ano, com a noite mais curta.

Em cidades como Brasília, a duração do dia ultrapassa 13 horas de luz solar. É possível conferir a duração exata do dia em cada região, bem como o nascer e o pôr do Sol, neste link:

https://dateandtime.info/pt/citysunrisesunset.php?id=3469058

A partir desse momento, os dias passam gradualmente a diminuir de duração, até o equinócio de outono, em março de 2026, quando dia e noite terão aproximadamente a mesma duração. Depois disso, as noites continuam ficando mais longas até o solstício de inverno, em junho, quando ocorre a noite mais longa do ano no hemisfério sul.

No solstício de verão, o Sol atinge sua menor inclinação aparente no céu, fazendo com que a energia solar chegue de forma mais concentrada à superfície. No inverno ocorre o oposto: o Sol permanece mais baixo no céu, espalhando a mesma energia por uma área maior, o que reduz o aquecimento.

Uma forma simples de visualizar isso é usar uma lanterna projetada em uma parede: ao mudar o ângulo, a luz se espalha e perde intensidade. Esse efeito ajuda a explicar a variação de temperatura ao longo das estações do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário