A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 5 de maio de 2012

::: SUPER LUA CHEIA :::




SpaceWeather.com (foto de Anthony Ayiomamitis)

Lua Cheia no perigeu fotografada em Atenas em janeiro de 2010


Hoje teremos uma Lua Cheia "mais cheia" do que o normal. A Lua estará mais perto da Terra e, por conta disso, nos parecerá até cerca de 14% maior, o que pode provocar brilho até 30% superior ao usual médio ao qual estamos acostumados.

Conclusão: se o céu estiver limpo ( e tudo indica que por aqui estará!), teremos uma Super Lua Cheia, ocasião para reunir pessoas queridas e armar uma noite especial de observações astronômicas! Existe coisa mais legal do que observar o céu em boa companhia?

Vou esperar a a Lua Cheia com a câmera digital no tripé. Nosso satélite deve nascer por volta das 17h20min.

Desde já convido você para observar a Lua junto comigo. "Junto" no tempo. No espaço não importa. Esteja onde você estiver na superfície do globo terrestre, podemos observar a Super Lua Cheia simultaneamente. Combinado?
Aguardo você aqui no blog para comentar o fenômeno. 

:: Entenda o Fenômeno da Lua Cheia no Perigeu

Órbitas mantidas pela gravidade não costumam ser circunferências perfeitas e sim elipses. Isso porque, para ter órbita circular, um corpo deve ter um valor bem definido de velocidade. Mas, para ter órbita eliptica, ou seja, oval, há uma família de valores possíveis de velocidade.

Então é uma questão estatística: é muito mais provável encontrarmos órbitas elipticas do que órbitas perfeitamente circulares. Órbitas circulares são casos raríssimos! Por conta disso, os planetas do nosso Sistema Solar giram ao redor do Sol em órbitas elípticas. E a Lua, nosso satélite natural, também tem órbita elíptica ao redor da Terra, como podemos ver na ilustração abaixo.


Repare bem que, por um capricho geométrico, imposto pela Lei da Gravidade, a Terra não é o centro da órbita. Sua posição é excêntrica, ou seja, ligeiramente afastada do centro geométrico da órbita. Este ponto é chamado de foco. A elípse (órbita) tem dois focos. E a Terra ocupa um deles. Assim, enquanto a Lua orbita a Terra, a distância Terra-Lua muda.
O ponto da órbita lunar mais perto da Terra é chamado de Perigeu. E o ponto mais afastado de Apogeu. 

A Lua Cheia, quando o nosso satélite tem a sua face 100% iluminada voltada para a Terra, pode acontecer em qualquer ponto da órbita lunar. Assim, a Lua Cheia pode ocorrer numa posição mais próxima ou mais distante da Terra. Mas quando a Lua Cheia acontece coincidentemente perto do Perigeu, nosso satélite está mais próximo da Terra e, portanto, para nós terá tamanho aparente ligeiramente maior no céu, os cerca de 14% que citei lá no começo do post. Ao contrário, Lua Cheia perto do Apogeu, mais longe da Terra, nos parecerá menor.

Conclusão: As possíveis Luas Cheias não são sempre iguais. Algumas são maiores e especialmente mais brilhantes! É o que teremos amanhã: Lua Cheia maior do que usual!

A Lua Cheia, quando o disco lunar estará 100 % iluminado, vai ocorrer exatamente aos 35 minutos da madrugada de domingo (horário de Brasília), somente cerca de dois minutos depois de passar pelo Perigeu! Quase teremos Lua 
Cheia exatamente no Perigeu!

Deu para entender o fenêmeno?

Aproveite o espetáculo! Espalhe a notícia.

E mais uma vez fica o convite: observe a Super Lua Cheia ao vivo e venha comentar aqui no Física na Veia! compartilhando as suas sensações com outros internautas!


Clique!


Aqui está nublado, especialmente perto do horizonte. Mas, magicamente, peguei a Lua Cheia nascendo por uma frestinha entre as nuvens.

Abaixo outra foto, alguns segundos depois. Clique para ampliar. Um avião teco-teco passava sobre o disco lunar no momento da foto.



Clique!




A Lua está quase cheia e quase no Perigeu. Linda! 
Previsão:
  • Perigeu: 0h33min ( (já no dia 6 de maio, domingo)
  • Lua Cheia: 0h35min 

Por volta das 19h. Nuvens! 

Clique!)


Clique!



Para ver
Vídeo do NASA Science Casts sobre o fenômeno (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário