A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 2 de junho de 2012

::: VÊNUS A CAMINHO DO SOL :::




SOHO Lasco C3
Posições relativas de Vênus (V), Mercúrio (M) e Sol (S) em 2/junho/2012


A imagem acima, feita hoje pelo SOHO - Solar and Heliospheric Observatory, mostra Vênus (V) "a caminho" do Sol (S) depois de "ultrapassar" Mercúrio (M).

Veja neste vídeo, imagens feitas pelo  SOHO ao longo de 24h, entre ontem e hoje, mostrando Vênus "ultrapassando' Mercúrio, "a caminho" do Sol. 

Na verdade, estas imagens corresponde a uma visão geocêntrica, ou seja, o que vemos daqui da Terra. Vênus parece se aproximar do Sol porque em breve, em 5 de junho, vai cruzar o disco solar. É o belíssimo evento astronômico que chamamos em Astronomia de trânsito. Veja abaixo o trânsito de Vênus que aconteceu há 8 anos, em 2004.


Foto: Jan Herold
Trânsito de Vênus em 2004


Para nós, daqui da Terra, somente Mercúrio e Vênus, planetas interiores, podem transitar diante do disco solar, ou seja, podem passar na frente do Sol. Todos os outros planetas do Sistema Solar, quando para nós aproximam-se do Sol, passam (do nosso ponto de vista) por trás da nossa estrela. 

Este próximo trânsito de Vênus terá início no começo da noite do dia 5 de junho para nós aqui no Brasil. Infelizmente, na maior parte do território brasileiro o Sol já terá se escondido por trás do horizonte oeste e o fenômeno não poderá ser observado. Apenas brasileiros no extremo noroeste do Brasil poderão observar o início do fenômeno. Clique aqui para fazer uma simulação (em Flash) do trânsito de Vênus (no site www.sunaeon.com) para o seu local. O sistema estima automaticamente as suas coordenadas geográficas a partir das configurações do seu computador. Abaixo um print screen da simulação para a minha localização (interior de São Paulo) mostrando o Sol se pondo antes do início do trânsito, ratificando a minha impossibilidade ver o trânsito de Vênus ao vivo.

Simulação do trânsito de Vênus para a minha localização



O fenômeno será registrado até do espaço, a partir da ISS, a estação espacial internacional. Veja abaixo o ScienceCasts da NASA: ISS Transit of Venus (audio em inglês, com legendas apenas em inglês).


Vídeo da NASA sobre o trânsito de Vênus

:: A Descoberta deste raro evento

Kepler: Vênus pode cruzar o disco solar


Em 1627, o astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) se deu conta de que os planetas interiores (Mercúrio e Vênus) poderiam cruzar o disco solar. E previu que isso aconteceria com Vênus quatro anos depois, em 1631. Kepler, infelizmente, morreu em dezembro de 1630 sem poder observar o fenômeno que confirmaria a sua previsão. 

Trânsitos de Vênus são bem raros. Depois deste de 1631, ocorreram apenas seis outros! O último deles foi em 2004.
As datas dos trânsitos de Vênus já ocorridos depois da previsão de Kepler foram: 1631 | 1639 | 1761 | 1769 | 1874 | 1882 |  2004.

Calculei quantos anos se passaram entre dois trânsitos consecutivos de Vênus. E o resultado (já incluindo o de 2012 que está prestes a acontecer) está logo abaixo. 



Observe que acontecem dois trânsitos consecutivos separados por 8 anos (1631 e 1639). Depois de 1639, o próximo trânsito demora 122 anos para acontecer. Novamente temos mais dois trânsitos separados por 8 anos (1761 e 1769). E próximo leva 105 anos para ocorrer. Mais uma vez temos dois outros trânsitos consecutivos separados por apenas 8 anos (1874 e 1882). E mais 122 anos para ocorrer o próximo, recentemente, em 2004. Veja que teremos novamente dois trânsitos consecutivos separados por 8 anos: 2004 e 2012.

Conclusão: trânsitos de Vênus acontecem numa sequência que se repete a cada 8 + 122 + 8 + 105 = 243 anos.
Dá para saber em que ano será o próximo trânsito de Vênus? Dá sim! Pela lógica, o próximo trânsito vai demorar 105 anos para acontecer e será em 2012 + 105 = 2117. E, como depois de um período maior que um século sempre acontecem dois trânsitos consecutivos separados por 8 anos, teremos um outro em 2117 + 8 = 2125.

Pelo raciocínio acima, não há dúvida alguma que Trânsitos de Vênus são fenômenos realmente raros! Concorda? Quem perder este de 2012, vai ter que viver mais 105 anos para ver o próximo! 



Para conferir (SOHO Real Time Page)
  • Veja aqui as imagens do  SOHO (Lasco C3) atualizadas em tempo real (a cada ) mostrando Vênus caminhando para o trânsito
  • aqui todas as imagens do  SOHO em tempo real


Fonte : prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário