A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

segunda-feira, 10 de março de 2014

A caminho do tudo – Parte V

O Brilhantismo dos Socráticos


Se fosse futebol, os pré-socráticos seriam os primeiros jogadores nesse drama intelectual. Pensadores posteriores iriam levar a civilização grega e a ciência grega a alturas ainda maiores, ou seja, a copa do mundo de futebol.



Euclides é lembrado pelo seu grandioso tratado, elementos da geometria, que coloca centenas de problemas matemáticos e suas soluções em uma série de teoremas e provas.




Arquimedes foi um matemático igualmente notável, bem como brilhante inventor e engenheiro; na série de TV os caçadores de mitos, já vi temas que são lendas sendo estudados, entre eles o espelho côncavo que queimou velas de navios romanos. O parafuso de Arquimedes ainda é usado no Egito para extrair água do rio para a agricultura.
Depois de descobrir a lei do poder da flutuação, empuxo, entrando numa banheira cheia, saiu gritando pelas ruas de Siracusa pelado gritando “Eureca”que significa descobri. Estava sendo colocado em prova pelo Rei Hierão III.

Os conhecimentos profundos de matemática dos gregos podem ter sido a sua maior contribuição para a ciência ocidental.Porem nem todas as contribuições foram positivas, acho eu. Considere o caso de Aristóteles.



Ele era um pensador brilhante; podemos observar que quando questionados sobre qual o maior filosofo de todos os tempos, os estudiosos apontam para Aristóteles ou seu mestre Platão.
Incansável observador e estudioso, Aristóteles escreveu lógica, ética, retórica, política, história natural e metafísica. Na minha Física, ele estudou a atmosfera, o trovão e o relâmpago , terremotos e mineralogia. Mas, porem, contudo, todavia e entretanto certos aspectos a física foram de uma de uma perspectiva moderna falhos. Em vez de procurar a causa dos fenômenos naturais ele se concentrou na procura do propósito e levou a física a um impasse. Vamos parar pra pensar, já dizia meu melhor professor de física Walter da UFAM; considere que um objeto pesado caia no chão. Para Aristóteles a resposta era simples: o objeto deve estar se esforçando para chegar ao local mais baixo, a terra sólida. Objeto pesado, pensava ele, deve cair mais depressa que os objetos mais leve. O propósito do objeto pesado é repousar sobre a terra o seu lugar natural, e ele fará isso mais depressa que os objetos mais leve. Mais tarde veremos que Galileu deu um show sobre essa idéia. Pensando como os caçadores de mitos, a idéia era até plausível, considerando o que ele conhecia sobre o mundo no ar, um martelo cai realmente mais rápido que uma pena, mas dificilmente seria uma visão de mundo que encorajasse investigação ou experimentos.





Aristóteles , também contemplou a estrutura do cosmo. Ele visualizou o universo como uma série de esferas concêntricas e cristalinas que transportavam o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas em volta da Terra. Observação aos meus caros, cinco planetas eram conhecidos na antiguidade – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, sem lunetas, ok? Elas só apareceram com Galileu.

Vinculados a essa esfera os planetas se moviam em círculos perfeitos a forma mais perfeita conhecida na geometria. As esferas, disse ele, devem ser imutáveis; somente abaixo do nível da Lua e mudança era possível. E era unicamente nessa mais interior da esferas, Terra, que a matéria era composta dos quatro elementos: terra, ar, fogo e água. Acima na esfera dos planetas e estrelas, havia um tipo diferente de substância, um quinto elemento ou Quinta-essência. Enquanto isso a Terra imperfeita, estava morta, imóvel no centro daquelas grandes esferas.

O astrônomo egípcio Cláudio Ptolomeu posteriormente absorveu as idéias de Aristóteles numa cosmologia mais completa. Ele expôs suas idéias em um tratado volumoso que se tornou conhecido como o Almagest, o Majestoso ou o Grandioso. Baseando-se no sistema geocêntrico de Aristóteles o colossal Almagest serviria como a essência de todo o ensino astronômico por um espantoso período de 14 séculos, mas essa é uma outra História. Para mim Aristóteles embora tivesse sido um pensador brilhante, desencorajou a experimentação em sua filosofia.

TIRINHA DO DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário