A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 14 de março de 2014

::: POR QUE O FERIADO É NA TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL? :::




Por que terça-feira de Carnaval? Por que o Carnaval não foi comemorado na terça-feira passada? Por que não será na terça-feira da semana que vem?

Por que o Carnaval em 2014 é em março? Não deveria ser em fevereiro? (...)

Todas essas (e outras) perguntas sobre a data do Carnaval são facilmente repondidas lembrando que, para determinar as datas religiosas móveis do calendário, primeiro sempre encontramos a data da Páscoa. E a data é obtida por um critério astronômico:

"A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia que ocorrer após o Equinócio (de Primavera no hemisfério norte ou de Outono aqui no hemisfério Sul)".
Atualmente usamos outra definição mais moderna e simples de Páscoa:

"A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia que ocorre após o dia 21 de março".

Se consultarmos um calendário lunar (usei esse, on line), veremos que em março de 2014 a Lua Cheia acontecerá no dia 16, um domingo, antes do dia 21 de março que cairá numa sexta-feira.  Confira no calendário logo abaixo (clique na imagem para abrir versão maior).


Após 21 de março, a primeira Lua Cheia será no mês seguinte, em 15 de abril, uma terça-feira. E o primeiro domingo após essa data será 20 de abril. Logo, a Páscoa será comemorada no dia 20 de abril de 2014. Pode conferir no calendário abaixo (clique na imagem para abrir versão maior).


A partir dessa data da Páscoa (20 de abril de 2014), encontramos as outras datas (religiosas) móveis, de acordo com a tabela abaixo.

Comemorações religiosas com datas móveis
NomeData
Domingo de Carnaval49 dias antes da Páscoa
Terça-feira de Carnaval47 dias antes da Páscoa
Quarta-feira de Cinzas46 dias antes da Páscoa
Domingo de Ramos7 dias antes da Páscoa
Sexta-feira da Paixão2 dias antes da Páscoa
Domingo do Espírito Santo49 dias após da Páscoa
Santíssima Trindade56 dias após da Páscoa
Corpus Christi60 dias após da Páscoa

Note que a terça-feira de Carnaval sempre acontece 47 dias antes do domingo de Páscoa. Pode pegar um calendário 2014 e contar: 47 dias antes de 20 de abril é 4 de março, exatamente hoje, a terça-feira de Carnaval!

Dependendo da data da primeira Lua Cheia após 21 de março, pode acontecer da terça-feira de Carnaval cair em fevereiro. Mas também pode cair em março, como em 2014.
Entendeu?

Veja que a terça-feira de Carnaval 2015 vai cair no dia 17 de fevereiro, ratificando o que eu já disse acima: dependendo da data da Páscoa (que depende da primeira Lua Cheia após 21 de março), o Carnaval pode ser comemorado em fevereiro ou em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário