A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 2 de abril de 2024

Anjos 👼 sem demônios 😈

 


Em 1928, o físico Paul Dirac nos trouxe uma teoria prevendo que todas as partículas fundamentais do Universo possuíam uma antipartícula — isto é, uma partícula gêmea idêntica, mas com carga oposta.

Se uma partícula encontrar a sua antipartícula, as duas se aniquilariam em um flash de energia. Mas há muito tempo foi teorizado que há uma exceção à regra, com certas partículas que são realmente as suas próprias antipartículas.


Cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia (UC) encontraram a primeira evidência forte para esse tipo de partícula, a que eles apelidaram de “partícula anjo” ou férmion de Majorana.


Por enquanto, ele sugere um nome para o férmion quiral de Majorana, que sua equipe descobriu: a “partícula de anjo”, em referência a mais vendida obra de suspense dos anos 2000: “Anjos e Demônios” de Dan Brown. No romance, uma fraternidade secreta planeja explodir o Vaticano com uma bomba relógio, cujo poder explosivo vem da aniquilação de matéria e antimatéria. Ao contrário do livro, ele observou, no mundo quântico do férmion de Majorana há apenas anjos — sem demônios.


Para saber mais: 



Tirinha do dia 

de que assunto da física se trata a ilustração? deixe sua resposta nos comentários.

Kleber Bastos
Prof. IFAM/CMC
Colaborador: GEDEP-fis / GIRPEN
Instagram: @fisikanarede




Nenhum comentário:

Postar um comentário