A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

domingo, 25 de dezembro de 2011

::: A ESTRELA DE BELÉM :::

::: A ESTRELA DE BELÉM :::

Scott Alder (do site SpaceWeather.com)
Cometa C/2011 W3 Lovejoy fotografado por Scott Alder nesta madrugada de 
24 de dezembro em Senic Lookout, Newcastle NSW Australia


A Estrela de Belém, que segundo a história bíbilica anunciou a chegada do menino Jesus, era mesmo uma estrela?
Há quem diga que pode ter sido uma conjunção planetária, quando dois (ou mais) planetas ficam  praticamente alinhados com a Terra e, portanto, aparecem no céu bem próximos, quase sobrepostos. Neste caso, a sobreposição provoca o efeito visual de um astro maior e mais brilhante.

Teria sido de fato contundente se o fenômeno estivesse associado a uma Supernova, a enorme explosão de uma estrela dando origem a outra muitíssimo mais brilhante e que muitas vezes brilha tanto a ponto de poder ser vista durante o dia, competindo com o brilho intenso da luz solar.

Mas também existem os que defendem possa ter sido um cometa não periódico, já que voltando no passado, nenhum cometa de período conhecido teria tido a sua passagem em data coincidente com a data bíblica. Não é por acaso que em muitos presépios a Estrela de Belém tem cauda, como os cometas.

Coincidentemente, o cometa C/2011 W3 Lovejoy, descoberto no mês passado, está dando o seu show para nós no hemisfério sul antes do Natal. Mas o espetáculo continua hoje e ainda depois do Natal. A foto acima, feita nesta madrugada na Austrália por Scott Alder, confirma o que estou dizendo, o cometa está realmente muito bonito, com uma cauda bastante grande.



Aproveito o clima natalino e o espetáculo do Lovejoy que o Universo nos proporciona aqui pelas bandas do Sistema Solar para desejar a você leitor ,,, um:

FELIZ NATAL!

Que a data possa ser comemorada com muita harmonia e felicidade junto às pessoas que você mais gosta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário