A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

::: NOBEL DE FÍSICA 2013 :::



NobelPrize.org


O Prêmio Nobel de Física 2013 foi atribuído ao belga François Englert (80) e ao britânico Peter W. Higgs (84) pelo mecanismo teórico que explica a origem da massa das partículas subatômicas e que recentemente foi confirmado através da descoberta do Bóson de Higgs em experimentos do ATLAS e do CMS no LHC - Large Hadron Collider, o grande acelerador/colisor do CERN - Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.

Os resultados dos experimentos do ATLAS e do CMS, oficialmente citados pelo Nobel Prize, foram divulgados em 4 de julho de 2012, quando o CERN ratificou a descoberta de um novo bóson com características compatíveis com o Bóson de Higgs.
Caso o Nobel de Física fosse dado a cientistas envolvidos com o mecanismo de Higgs, havia três nomes de cientistas cotados para dividir o prêmio: Peter Higgs, François Englert e Robert Brout, outro belga.  Mas Brout faleceu em 2011. Pelas regras, o Nobel só pode ser dado a um cientista em vida.

:: Validação do Modelo Padrão de Partículas Elementares

O Modelo Padrão de Partículas Elementares previa a existência de 61 partículas. E só faltava uma, o bóson de Higgs. Agora não falta nenhuma.

Mas não vou me espantar se novas partículas forem descobertas nos experimentos do LHC que atualmente está parado para manutenção mas volta a todo vapor em 2014. Quem sabe mais adiante o modelo seja atualizado e agregue novidades. Em Ciência, você sabe, nada é definitivo
Mas a confirmação do Bóson de Higgs encerra um capítulo importante da Física que começou em 1964.

:: Destaque
Destaco, na imagem abaixo, Flávia de Almeida Dias, caríssima ex-aluna que aparece ao lado de Peter Higgs em agosto de 2012, hoje (finalmente) um Nobel de Física. Flavinha recebeu do próprio Peter Higgs  o prêmio de melhor trabalho apresentado na 69th Scottish Universities Summer School in Physics, na Escócia.


Flavia Dias e Peter Higgs

Flavinha atualmente é pesquisadora em regime de pós doutorado na Universidade de Edimburgo, no mesmo instituto em que trabalha Peter Higgs. Pouca gente sabe dessa jovem brasileira talentosa que, apesar de tão pouca idade, esbanja competência e já tem carreira brilhante como pesquisadora.
E não deixe de conferir vídeo sobre Peter Higgs e o Nobel de Física 2013 com a participação da Flavia esbanjando felicidade pelo Nobel 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário