A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 2 de junho de 2023

337 anos de um marco Histórico da Ciência

 

 02 de junho - Publicação do Principia de Newton

A história começa em janeiro de 1684, quando Halley de 27 anos se encontrou com #RobertHooke e Sir #ChristopherWren e discutiu a natureza dos movimentos celestiais. Halley disse ter concluído que "a força centrípeta diminuiu na proporção dos quadrados das distâncias reciprocamente" (a lei do quadrado inverso) mas que ele não tinha sido capaz de prová-lo; Hooke afirmou a lei e afirmou que o tinha provado, mas Wren aparentemente não acreditou nele e assim ofereceu um livro de 40 xelins a quem fosse capaz de lhe dar uma demonstração convincente nos próximos dois meses.

O prémio nunca foi reclamado, mas o desafio de Wren estava na vanguarda da mente de Halley. Em agosto de 1684, enquanto provavelmente estava envolvido em negócios familiares na área, Halley lembrou-se do problema celestial e decidiu visitar #IsaacNewton em Cambridge, com quem ele conheceu uma vez em Londres. Depois de algumas agradáveis, ele perguntou a Newton que tipo de curva ele achava que seria descrita pelos planetas que orbitam sob a lei do quadrado inverso, e Newton imediatamente respondeu que seria uma elipse - e que ele o tinha provado. Um Halley espantado pediu para ver a prova, mas Newton disse que não conseguia encontrá-la, mas que iria refazer a demonstração e enviá-la para ele.

Halley retomou a sua presença nas reuniões da Royal Society em novembro, tendo estado ausente durante as suas tribulações domésticas, e a 10 de dezembro informou que tinha visto Newton novamente em Cambridge, que lhe tinha "enviado um tratado curioso, De Motu, que, segundo o desejo do Sr. Halley, estava, disse, prometido ser enviado para a Sociedade a ser inscrita no seu registo. ” Este artigo desenvolveu-se para os três livros Philosophiae Naturalis Principia Mathematica nos próximos 18 meses.

A 28 de abril de 1686, quando o Dr. #NathanielVincent apresentou "um tratado manuscrito intitulado Philosophiae Naturalis princia mathematica" à reunião semanal, onde os Fellows concordaram em remeter a consideração da impressão do livro para a próxima reunião do Conselho. Mas o Conselho não se reuniu novamente quando esperado e, por isso, numa reunião semanal regular a 19 de maio, os Fellows concordaram em avançar e imprimir o Principia à cargo da Sociedade. Isto não correu bem com o Conselho, até porque as finanças da Sociedade estavam a caminhar com o custo de De Historia Piscium, portanto, na próxima reunião do Conselho a 2 de junho:-

Foi ordenado, que o livro do Sr. Newton fosse impresso, e que o Sr. Halley se encarregasse de cuidar dele, e imprimi-lo a seu próprio encargo, o que ele contratou.

Em 5 de julho de 1687, Halley escreveu para informar Newton que o Principia estava finalmente pronto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário