A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Albert Einstein e a teoria da grande unificação


Albert Einstein nascido em 14 de março de 1879 é considerado um dos maiores físicos do século XX; no ano miraculoso de 1905 escreveu seus mais conhecidos artigos que mudariam a nossa compreensão do universo.

Em 1915 publicou a teoria da relatividade geral, que expandiu a teoria da relatividade especial para incluir a gravidade, mostrando que a mesma é uma curvatura do espaço-tempo causada pela presença de massa e energia. Sua proposta teórica foi confirmada por várias observações, incluindo a curvatura da luz ao redor do sol durante um eclipse solar em Sobral.


Einstein foi fundamental para a física quântica ao propor o conceito de "fóton", uma partícula de luz, mostrando seu comportamento dual dependendo da situação. Uma outra importante contribuição veio com a teoria do movimento browniano, explicando como partículas em suspensão se movem em um líquido.

Durante grande parte de sua vida Einstein buscou uma teoria unificada que pudesse explicar todas as forças fundamentais do universo, incluindo a gravidade. A teoria unificada é uma teoria hipotética que busca a unificação das quatro forças fundamentais da natureza: a força gravitacional, a força eletromagnética, a força forte e a força fraca. Atualmente, a física moderna tem duas teorias principais que descrevem o comportamento dessas forças: a relatividade geral de Einstein, que descreve a gravidade, e o modelo padrão da física de partículas, que descreve as outras três forças.

As duas teorias são incompatíveis entre si e não conseguem explicar certos fenômenos, como a natureza da matéria escura e a origem do universo.


Existem atualmente algumas abordagens para a teoria da grande unificação, incluindo a teoria das cordas e a teoria M. Tais teorias propõem que as partículas fundamentais da natureza não são pontos, mas sim cordas vibrantes em dimensões extras além das três dimensões espaciais e uma dimensão temporal que conhecemos; também propõem que todas as forças fundamentais da natureza são manifestações diferentes de uma única força unificada em escalas de energia muito altas.

Para saber mais ... A teoria das cordas (link)

TIRINHA DO DIA



Kleber Bastos
Prof. IFAM/CMC
Colaborador: GEDEP-fis / GIRPEN
Instagram: @fisikanarede

Nenhum comentário:

Postar um comentário