A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Os Gênios de Solvay - parte 5

A fotografia acima foi retirada na Conferência de Solvay realizada em 1911, em Bruxelas, na Bélgica. O objetivo da conferência era discutir os avanços recentes na física e estabelecer uma compreensão mais profunda dos princípios fundamentais da natureza. 

A conferência contou com a presença de alguns dos maiores nomes da física da época, incluindo Albert Einstein, Max Planck, Marie Curie e Niels Bohr. 

Durante a conferência, foram discutidos tópicos como a teoria quântica, a estrutura atômica e a natureza da radiação eletromagnética e foi um marco na história da física e ajudou a estabelecer a física moderna como a conhecemos hoje.

A seguir alguns dos personagens do congresso, na segunda parte da série que teve registro histórico:

14 - Paul Dirac

Físico britânico que contribui ativamente para a mecânica quântica e a eletrodinâmica quântica. Formulou a Equação de Dirac que descreve o comportamento do férmion e, em consequência, levou à previsão da existência da antimatéria.

Recebeu o Nobel de física em 1933 pela descoberta de novas formas da teoria atômica.

15 - Albert Einstein

Físico alemão conhecido, principalmente, pela Teoria da Relatividade Geral, uma das bases da física da atualidade, o qual é criador. Embora seu trabalho mais famoso fique por conta do E=mc², seu Nobel veio com outra pesquisa: "Contribuições à física teórica e especialmente pela descoberta do efeito fotoelétrico", em 1921.

Além disso contribuiu para a teoria quântica, criou a Teoria Geral da Relatividade, a explicação do Movimento Browniano, entre muitas outras contribuições, inclusive, o projeto Manhattan (do qual viria a se arrepender amargamente), que culminou na criação da bomba atômica.   

16 - Erwin Schrödinger

Dono do famoso Gato de Schrödinger, o físico austríaco é bastante conhecido por suas contribuições à mecânica quântica, em especial a Equação de Schrödinger. Foi, inclusive, por este trabalho que ele levou o Prêmio Nobel de física de 1933. Foi um físico que se dedicou aos aspectos filosóficos da ciência, ética e religião.

17 - Arthur Holly Compton

Físico americano que levou o prêmio Nobel de física de 1927 em sua área por ter descoberto o Efeito Compton, que trata da diminuição de energia de um fóton de raio-X, ou de raio gama, quando ele interage com a matéria.


Kleber Bastos
Prof. IFAM/CMC
Colaborador: GEDEP-fis / GIRPEN
Instagram: @fisikanarede

Nenhum comentário:

Postar um comentário