A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Os Gênios de Solvay - parte 4

A fotografia acima foi retirada na Conferência de Solvay realizada em 1911, em Bruxelas, na Bélgica. O objetivo da conferência era discutir os avanços recentes na física e estabelecer uma compreensão mais profunda dos princípios fundamentais da natureza. 

A conferência contou com a presença de alguns dos maiores nomes da física da época, incluindo Albert Einstein, Max Planck, Marie Curie e Niels Bohr. 

Durante a conferência, foram discutidos tópicos como a teoria quântica, a estrutura atômica e a natureza da radiação eletromagnética e foi um marco na história da física e ajudou a estabelecer a física moderna como a conhecemos hoje.

A seguir alguns dos personagens do congresso, na segunda parte da série que teve registro histórico:

10 - Hendrik Anthony Kramers

Físico neerlandês que foi orientado, por nada mais nada menos, que Niels Bohr (n° 28 na foto) e Paul Ehrenfest (n° 8 na foto).

Embora não tenha recebido o prêmio máximo da ciência teve contribuições fundamentais, como a ajuda na criação do importante Instituto Bohr. Seu nome batizou desde cratera na Lua a modelos matemáticos e teorias.

11 - Edouard Herzen

Químico belga que contribuiu para o desenvolvimento da física e química no início do século passado. Publicou estudos sobre tensão das superfícies, energia e massa.

12 - Hendrik Antoon Lorentz

Sentado em uma posição de destaque na foto, o físico neerlandês foi o presidente da 5ª Conferência de Solvay (e das 4 edições anteriores). Foi escolhido, pois já era uma liderança na ciência: ele havia sido chefe do Comitê de Cooperação Intelectual da Liga das Nações.

Além de emprestar seu nome às transformações de Lorentz (que formou a base da teoria da relatividade restrita de Einstein), ele contribuiu para o estudo dos efeitos da polarização, termodinâmica, teoria da gravitação, efeito Zeeman, além de ser um dos maiores nomes do eletromagnetismo. Foi por conta das pesquisas neste campo da física que ele levou o prêmio Nobel de 1902. 

13 - Théophile de Donder

Matemático e físico belga que ficaria famoso em 1923 por desenvolver correlações entre o conceito newtoniano de afinidade química e o conceito de energia livre de Gibbs. É considerado o pai da termodinâmica de processo irreversível.


Kleber Bastos
Prof. IFAM/CMC
Colaborador: GEDEP-fis / GIRPEN
Instagram: @fisikanarede

Nenhum comentário:

Postar um comentário