A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Os Gênios de Solvay - parte 3

A fotografia acima foi retirada na Conferência de Solvay realizada em 1911, em Bruxelas, na Bélgica. O objetivo da conferência era discutir os avanços recentes na física e estabelecer uma compreensão mais profunda dos princípios fundamentais da natureza. 

A conferência contou com a presença de alguns dos maiores nomes da física da época, incluindo Albert Einstein, Max Planck, Marie Curie e Niels Bohr. 

Durante a conferência, foram discutidos tópicos como a teoria quântica, a estrutura atômica e a natureza da radiação eletromagnética e foi um marco na história da física e ajudou a estabelecer a física moderna como a conhecemos hoje.

A seguir alguns dos personagens do congresso, na terceira parte da série que teve registro histórico:

6 - William Lawrence Bragg

Físico australiano que foi largamente reconhecido com medalhas e prêmios de distinção científica. É detentor do Nobel de física de 1915 em conjunto com seu pai, William Henry Bragg. A dupla foi reconhecida pelos trabalhos na análise da estrutura cristalina através da difração de raios-X. 

Curiosidade: ele manteve o título de pessoa mais jovem do mundo a ter ganho o Nobel por 99 anos, até 2014. Na ocasião em que ele e seu pai levaram o prêmio, William Lawrence tinha apenas 25 anos de idade.

7 - Émile Henriot

Químico francês que é reconhecido por ter sido o primeiro a demonstrar que o potássio e o rubídio são naturalmente radioativos. Além disso desenvolveu métodos para gerar grandes velocidades angulares, birrefringência, vibração muscular e foi um dos pioneiros no estudo dos microscópios eletrônicos.

8 - Paul Ehrenfest

Físico e matemático de origem austríaca que foi um dos grandes contribuintes para a área da mecânica estatística e mecânica quântica. Entre os temas abordados por ele estão a teoria da transição de fase e o Teorema de Ehrenfest (sim, o teorema tem o nome dele mesmo). Pioneiro da teoria quântica seus estudos influenciaram diretamente a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

Teve um fim trágico: Suicidou-se em consequência da depressão a qual sofria, mas antes, atirou e matou um de seus filhos, que sofria de síndrome de down.

9 - Marie Curie

Única mulher da conferência e um dos nomes mais badalados do encontro.

Nascida na Polônia ela é famosa por ter sido a pioneira (junta com seu marido Pierre Currie) no ramo da radioatividade. Além disso foi a primeira mulher a receber um Nobel e, a primeira pessoa e única mulher, a ganhar o prêmio 2 vezes. Além disso é a única pessoa a receber o prêmio em 2 áreas diferentes. 

Ela venceu em 1903 o Nobel de física pelo trabalho com a radioatividade, e, em 1911, o Nobel de química por ter descoberto os elementos Rádio e Polônio. 

Além de criar a teoria da Radioatividade (nome criado por ela) e descobrir os elementos acima, suas conquistas incluem técnicas para isolar isótopos radioativos e os primeiros estudos sobre o tratamento de neoplasmas com o uso de isótopos radioativos, entre outras coisas.

Curiosidade: A família Curie tem 5 Nobel’s na prateleira: 2 de Marie, 1 de Pierre, 1 da filha do casal, Irène Joliot-Curie, e 1 de seu genro, Fréderic Joliot-Curie.


Kleber Bastos
Prof. IFAM/CMC
Colaborador: GEDEP-fis / GIRPEN
Instagram: @fisikanarede

Nenhum comentário:

Postar um comentário