A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 22 de julho de 2023

O destino do Sol


Nós, seres humanos e os demais animais, vivemos porque obtemos energia dos alimentos. Tal energia provém das plantas que convertem a energia solar em moléculas energéticas. Ou seja, nossa energia provém do Sol!

DE ONDE VEM A ENERGIA DO SOL? 

Atualmente o Sol é composto de 75% de hidrogênio, 24% de hélio e 1% de outros elementos. A energia do Sol é produzida por reações de fusão nuclear. Nesse processo núcleos do átomo de hidrogênio (H) se fundem dando origem ao hélio (He). Quando ocorre a fusão, parte da massa dos núcleos de hidrogênio é perdida em forma de energia. Essa energia é mais de um milhão de vezes maior do que uma reação química típica, como a queima do gás de cozinha.

O DESTINO DO SOL

A cada segundo o Sol converte mais de 600 milhões de toneladas de hidrogênio em hélio. O Sol existe há cerca de 4,5 bilhões de anos e estima-se que daqui a 5,5 bilhões o seu hidrogênio vai acabar. Acredita-se que nessa etapa ele irá se transformar em uma estrela gigante vermelha, engolindo as órbitas dos planetas Mercúrio, Vênus e provavelmente a Terra.

Ainda temos muito tempo pela frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário