A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Os Gênios de Solvay - parte 7

A fotografia acima foi retirada na Conferência de Solvay realizada em 1911, em Bruxelas, na Bélgica. O objetivo da conferência era discutir os avanços recentes na física e estabelecer uma compreensão mais profunda dos princípios fundamentais da natureza. 

A conferência contou com a presença de alguns dos maiores nomes da física da época, incluindo Albert Einstein, Max Planck, Marie Curie e Niels Bohr. 

Durante a conferência, foram discutidos tópicos como a teoria quântica, a estrutura atômica e a natureza da radiação eletromagnética e foi um marco na história da física e ajudou a estabelecer a física moderna como a conhecemos hoje.

A seguir alguns dos personagens do congresso, na segunda parte da série que teve registro histórico:

22 - Wolfgang Pauli

Físico austríaco que é reconhecido pelo seu trabalho com a teoria do spin do elétron que explica toda a tabela periódica, além, é claro, pela descoberta do Princípio da Exclusão (ou o Princípio Pauli) que lhe rendeu o prêmio Nobel de física em 1945.

23 - Werner Heisenberg

Físico alemão que contribuiu enormemente para a mecânica quântica com descobertas como as formas alotrópicas do hidrogênio (o qual ganhou o Nobel de física em 1932), Princípio da Incerteza e ao estabelecer as bases da formulação matricial do campo (este último em parceria com demais cientistas). 

Também contribuiu para a hidrodinâmica, ao estudo do núcleo do átomo, ferromagnetismo, raios cósmicos e partículas subatômicas.

24 - Max Born

Físico e matemático alemão também fundamental para a mecânica quântica e com contribuições também à física do estado sólido e da ótica. Sua interpretação probabilísitca da função da onda de Schrödinger pôs fim ao determinismo na física e abriu caminho para a teoria quântica. Também conhecido pela Regra de Born, pelo Clico de Born-Haber e Equação de Born-Landé.

Ganhou o Nobel de física em 1954 por sua "investigação fundamental na Mecânica Quântica, especialmente na interpretação estatística da função de ondas".

25 - Charles Thomson Rees Wilson

Físico escocês que é o responsável pela Câmara de Wilson, um método de tornar visível as trajetórias de partículas através da condensação do vapor de água. Com a câmara foi possível comprovar a existência de diversas partículas físico-químicas que até então eram somente teóricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário