A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

A temperatura da Lua


Entre várias alegações infundadas, adeptos de teorias conspiratórias dizem que o homem não foi a Lua devido aos extremos de temperatura desse astro.

A Lua é praticamente destituída de atmosfera. Dessa forma, o calor não pode ser retido e a temperatura pode variar enormemente. No equador lunar e regiões próximas a temperatura pode atingir 120°C durante o dia e -130°C à noite.

Uma primeira estratégia adotada foi que as viagens à superfície da Lua foram planejadas para ocorrer no amanhecer lunar, quando as temperaturas são mais amenas. Vale ressaltar que o calor pode ser transferido por radiação, condução ou convecção. A tênue atmosfera lunar praticamente impede a trasmissão de calor por convecção. Os trajes espaciais dos astronautas foram projetados para refletir a maior parte da radiação solar. A cor branca do traje refletia parte significativa da luz e essa parte externa era coberta por fibra de vidro revestida de teflon que dificultam a passagem de calor. A parte interna do traje possuia múltiplas camadas compostas por tipos especiais de náilon e um material chamado kapton, todos eficientes isolantes térmicos. Além disso, essas roupas tinham sistemas de resfriamento que faziam água circular pelo corpo para regular a temperatura. As botas isolantes retardavam o processo de condução do solo. 

Sim, o homem esteve na Lua e a ciência possibilitou criar as tecnologias necessárias para esse feito incrível. 

REFERÊNCIAS

https://www.nasa.gov/mission_pages/LADEE/news/lunar-atmosphere.html

https://www.spaceanswers.com/space-exploration/how-did-lunar-astronauts-survive-the-extreme-temperatures-on-the-moon/

https://www.lunarsail.com/how-did-astronauts-survive-the-temperature-on-the-moon/

Nenhum comentário:

Postar um comentário