A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 7 de outubro de 2023

Ciclo termodinâmico


Se colocarmos uma pequena quantidade de combustível em um recipiente fechado e acendê-lo, irá ocorrer uma explosão. Ou seja, uma grande quantidade de energia é liberada na forma de gás em expansão. O motor de um automóvel aproveita desse fenômeno para gerar o movimento em suas rodas.

Os motores têm pistões que se movem para cima e para baixo dentro de tubos de metal chamados cilindros. O que move os pistões são, justamente, milhares de pequenas explosões controladas que ocorrem a cada minuto. Um sistema de válvulas possibilita a entrada de vapor de combustível e oxigênio no interior do cilindro. Uma descarga elétrica (produzida pela vela) é responsável pela mini explosão que empurra o pistão para baixo no cilindro.

Para converter o combustível em movimento, quase todos os carros usam um ciclo de combustão de quatro tempos: admissão, compressão, combustão e escape - ver figura.

Os pistões, quando se movem para cima e para baixo, fazem girar um eixo de manivelas chamado virabrequim. O virabrequim leva a energia mecânica até o sistema de transmissão. O sistema de transmissão é um conjunto de engrenagens, polias e eixos que levam a energia do motor até as rodas, fazendo-as girar.

O motor a combustão foi uma importante invenção e ainda move a maioria dos automóveis do planeta, mas produz poluentes como o CO2, que contribui para o aquecimento global. Felizmente, a propulsão elétrica começa a sinalizar que será dominante em breve!

FONTES:

https://auto.howstuffworks.com/engine.htm

https://www.caranddriver.com/.../a26962316/how-a-car-works/

https://www.retailnews.asia/ford-doubles-down-on.../

https://www.globenewswire.com/.../Electric-Vehicle...

Nenhum comentário:

Postar um comentário