A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Kepler 442b e a dilatação do tempo


📷  Uma representação do exoplaneta Kepler 442 b, comparado em tamanho ao da Terra. Kepler 442 b foi detectado usando o Telescópio Espacial Kepler e é um dos poucos planetas encontrados até agora considerados com maior probabilidade de serem habitáveis. Mas está a 1.200 anos-luz de distância, então aprender seus segredos será um desafio. 

♦  A dilatação temporal é um fenômeno que ocorre quando um objeto se move a velocidades próximas à velocidade da luz. De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, o tempo para um observador em movimento passa mais devagar em comparação com um observador em repouso. 

A fórmula para calcular a dilatação do tempo é:

    ∆t = ∆t0 / sqrt(1 - (v²/c²))

onde:

- ∆t é o tempo medido pelo observador em movimento (neste caso, a espaçonave),

- ∆t0 é o tempo medido pelo observador em repouso (neste caso, alguém na Terra),

- v é a velocidade da espaçonave, e

- c é a velocidade da luz.

Se uma espaçonave pudesse viajar próximo à velocidade da luz para Kepler-442B, o tempo de viagem para os ocupantes da espaçonave seria significativamente menor do que os 1.120 anos medidos aqui na Terra. No entanto, a quantidade exata de tempo dependeria da velocidade exata da espaçonave.

Por exemplo, se a espaçonave estivesse viajando a 99,99% da velocidade da luz, o fator de dilatação do tempo seria de cerca de 70,71. Isso significa que 1 ano para os ocupantes da espaçonave pareceria ser 70,71 anos para alguém na Terra. Portanto, uma viagem para Kepler-442B levaria cerca de 1.120 / 70,71 = aproximadamente 16 anos do ponto de vista dos ocupantes da espaçonave.

No entanto, vale ressaltar que esses cálculos são puramente teóricos. Atualmente, não temos a tecnologia para enviar uma espaçonave a essas velocidades. 

🔹 O QUE É DILATAÇÃO DO TEMPO?

Dilatação do tempo é um fenômeno que ocorre quando um objeto se desloca com qualquer velocidade no espaço, fazendo com que ele experiencie o tempo de forma diferente.  A primeira coisa que você deve saber é que, segundo a Teoria da Relatividade Restritiva, a velocidade da luz no vácuo é uma constante. Também diz que é impossível qualquer objeto igualar a velocidade da luz, muito menos ultrapassá-la.

--------------------------------------------------------------------------

Tags #astronomia #universo #espaço #cosmologia #Astrofísica #AstroBiologia #AAF #Cosmos #Cósmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário