A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

A tensão superficial da água

 

Quando a água entra em contato com uma superfície, geralmente ela tende a formar gotículas em vez de se espalhar em uma camada uniforme. Isso ocorre porque a água é composta de moléculas que são atraídas umas pelas outras. 

Na molécula da água o átomo de oxigênio consegue atrair elétrons com mais intensidade do que os de hidrogênio. Isso confere uma polaridade à molécula, ou seja, há um pólo positivo (H+) e um negativo (O-). Assim, há uma atração entre os hidrogênios de uma molécula de água (pólo positivo H+) e o oxigênio das moléculas vizinhas (pólo negativo O-), formando as chamadas pontes de hidrogênio.

Em função desta atração, as moléculas no meio de uma gota de água são puxadas uniformemente em todas as direções por todas as moléculas próximas. Por outro lado, na superfície da gota, devido a presença do ar acima, as moléculas são puxadas principalmente para dentro e para os lados, causando uma "tensão superficial". A superfície da gota de água é mantida unida pela atração entre as moléculas fazendo que resista a ser esticada ou quebrada. 

Essa tensão superficial, permite até mesmo que pequenos objetos mais densos que a água possam “flutuar” em sua superfície, a qual se comporta como uma membrana elástica. Na realidade, o peso do objeto é equilibrado pela força de tensão superficial da água.

É também devido à tensão superficial que alguns insetos conseguem andar sobre a água.

REFERÊNCIAS

https://www.usgs.gov/special-topics/water-science-school/science/surface-tension-and-water#overview

https://www.scientificamerican.com/article/measure-surface-tension-with-a-penny/

Nenhum comentário:

Postar um comentário