🍎 Isaac Newton nasceu em 1642, ano em que Galileu também morreu. Quase todos os seus anos criativos foram passados na Universidade de Cambridge, Inglaterra, primeiro como estudante, depois como professor altamente ilustre.
🌌 Ele nunca se casou, e sua personalidade continua a intrigar os estudiosos até hoje: reservado, às vezes enigmático, enredado em brigas pessoais com estudiosos, ele dedicava sua atenção não apenas à física e à matemática, mas também à religião e à alquimia.
👨🏫 A única coisa em que todos concordam é o seu talento brilhante. Três problemas intrigavam os cientistas da época de Newton: as leis do movimento, as leis das órbitas planetárias e a matemática da variação contínua de quantidades, um campo agora conhecido como cálculo diferencial e integral. Pode-se dizer com justiça que Newton foi o primeiro a resolver todos os três problemas.
🌎 Leis do movimento de Newton
📖 As leis do movimento são de especial interesse aqui; tanto o movimento orbital quanto a lei do movimento do foguete são baseados neles.
👨🏫 Newton propôs que todos os movimentos obedecessem a três leis principais formuladas em termos matemáticos e que envolvem conceitos que devem primeiro ser definidos com rigor. Um conceito é a força, a causa do movimento, outra é a massa, a medida da quantidade de matéria posta em movimento, Ambos são geralmente chamados pelas letras F e m. "
➡️ A Primeira Lei
🪧 Também chamada de lei da inércia, diz que um corpo manterá o seu estado de repouso ou movimento uniforme, a menos que uma força seja aplicada para alterar esse estado.
📥O primeiro exemplo de movimento, e provavelmente o único tipo que poderia ser descrito matematicamente antes de Newton, é o da queda de objetos. No entanto, existem outros movimentos, especialmente movimentos horizontais, nos quais a gravidade não desempenha um papel principal. Newton também se dedicou a eles.
🏒 Considere um disco de hóquei deslizando sobre uma superfície gelada. Ele pode percorrer grandes distâncias e quanto mais liso for o gelo, mais longe ele irá. Newton observou que, em última análise, o que é importante para estes movimentos é o atrito na superfície. Se o gelo ideal pudesse ser produzido completamente liso, sem atrito, o disco continuaria indefinidamente na mesma direção e com a mesma velocidade.
🛣️ Este é o cerne da primeira lei: “o movimento em linha reta com velocidade constante não requer força”. Somar esse movimento a qualquer outro não traz nenhuma força nova, tudo permanece igual: na cabine de um avião que se move em linha reta à velocidade constante de 600 mph, nada muda, o café sai do mesmo jeito e a colher continua caindo em linha reta.
▶️ A SEGUNDA LEI
🛒🚶 Também chamada de lei do momento, diz que as forças que atuam sobre um corpo de massa (m) são iguais à variação do momento do corpo, ou seja, a aceleração (a) que um corpo adquire é proporcional à força que é aplicado nele.
A expressão matemática é a seguinte: F=(m)(a)
▶️ A TERCEIRA LEI
➡️⬅️Também chamada de lei da ação e reação, diz que toda força que atua sobre um corpo é acompanhada por uma força de sentido oposto e de igual magnitude, ou seja, toda ação corresponde a uma reação.
🚀 Sempre que uma arma dispara uma bala, ela recua. Os bombeiros que apontam o bico de uma mangueira grossa para o fogo devem segurá-lo com firmeza, pois quando sai um jato de água, a mangueira recua fortemente (os aspersores de jardim funcionam com o mesmo princípio). Da mesma forma, o movimento para frente de um foguete é devido à reação do rápido jato pressurizado de gás quente que emerge de sua parte traseira.
🚣 Quem conhece os barcos pequenos sabe que antes de saltar do barco para a terra, é mais sensato amarrar primeiro o barco ao cais. Caso contrário, assim que você pular, o barco se moverá “magicamente” para fora do cais, fazendo com que você provavelmente perca o salto e empurre o barco para fora do alcance.
🏊Está tudo na 3ª lei de Newton: quando suas pernas impulsionam seu corpo em direção ao cais, uma força igual e oposta também é aplicada ao barco, empurrando-o para fora do cais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário