A neve é encantadora para alguns e se observada ao microscópio esse encanto pode se multiplicar. Os cristais de neve, quando visualizados, podem apresentar formas que lembram estrelas ou flores e cada um possui desenho único.
Os cristais se formam nas nuvens, quando moléculas de água (H2O) em forma de vapor se aderem a partículas de poeira. Forma-se então ao redor dessa partícula uma minúscula gota d’água que se congela. Aos poucos novas moléculas vão se depositando adquirindo uma forma hexagonal (seis lados).
A molécula da água possui polaridade, sendo que as extremidades com hidrogênios são mais positivas e a com oxigênio mais negativa (ver figura). Em temperaturas elevadas as moléculas da água vibram e estão dispersas (gás) ou se deslizam umas sobre as outras (líquido). Porém, em temperaturas negativas a vibração das moléculas se reduz. O oxigênio de uma atrai o hidrogênio de outra, formando a chamadas pontes de hidrogênio. O resultado dessa atração é uma estrutura de formato hexagonal (ver figura). É justamente o empacotamento dessas estruturas que dão o formato de hexágono aos cristais. Em alguns cristais outras moléculas podem se grudar na extremidade da estrutura hexagonal inicial dando o aspecto de flor ou estrela (ver filme no LINK abaixo).
Gostando ou não de neve todos tem um bom motivo para apreciá-la, ao menos microscopicamente!
FILME: CRESCIMENTO DE UM CRISTAL DE NEVE: http://www.snowcrystals.com/videos/j0323r5-480h.mp4?fbclid=IwAR26iMDEz6Hl2MLK1P9bVQrmO750uCSWa232T5kZ1xPIfUkmXtIeC8cR704
Créditos:
Libbrecht, K.G. The physics of snow crystals. Rep. Prog. Phys. 68 (2005) 855–895.
https://www.researchgate.net/publication/30759481_The_physics_of_snow_crystals?fbclid=IwAR0ad_K68e1zsTR6PYOh5vKfOxSmhQBnQtnxPiIh-Hk3b0_Lksus2nV_5i0
Nenhum comentário:
Postar um comentário