A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

domingo, 31 de dezembro de 2023

Viagem no tempo para 2024 - parado e mais alto



A teoria da relatividade prevê que o tempo irá passar mais lentamente para objetos que se deslocam em maior velocidade ou que são submetidos a forte gravidade. Portanto, se você permanecer parado e acima do solo (menor gravidade) o tempo irá passar mais rápido. 

Obviamente em pequenas escalas tal efeito é infinitesimalmente pequeno para ser percebido diretamente por nós! Porém, a dilatação de tempo pode ser constatada experimentalmente a partir de velocidades inferiores a 10 metros por segundo e em alturas de menos de 1 metro. A detecção nessa pequena escala foi possível comparando as medidas de tempo por meio de relógios atômicos, altamente precisos (ver o primeiro LINK das referências).

RELÓGIO ATÔMICO – Em tal experimento foi utilizado um relógio atômico baseado em um único átomo de alumínio que não atrasa ou adianta um segundo ao longo de 3,7 bilhões de anos. 

AJUSTE DO SEU CELULAR – O sinal de GPS captado pelo seu celular é vital para uma série de funções. Os satélites GPS orbitam em alta velocidade e estão submetidos a menor força gravitacional, devido a grande distância da Terra. Assim, ocorrem pequenas distorções de tempo, que são corrigidas com o uso de relógios atômicos simultâneos no interior do satélite e na Terra.

Muitos ainda não se dão conta o quanto a ciência está presente em nosso dia a dia. Sem ela será difícil conduzir prosperamente um planeta com 8 bilhões de seres humanos. 

Feliz 2024 a todos!

REFERÊNCIAS: 

https://www.science.org/doi/abs/10.1126/science.1192720?fbclid=IwAR1kHPXN7Lx4EMNQ6QYhIM_9CoNR6m01dbWokcq_hkbYkpv27DDXgG8917M

https://tsapps.nist.gov/publication/get_pdf.cfm?pub_id=905055&fbclid=IwAR2rVpaXJ1uRJjwzhILiL0mCxi8rW5bKMLWtdeI1XXnVr45dCm0COA45ytI

https://newatlas.com/worlds-most-precise-clock/14088/

https://www.astronomy.ohio-state.edu/pogge.1/Ast162/Unit5/gps.html?fbclid=IwAR24uQ9FN20ZvYUCYG8mdwDmdV13w-C1IITuQe3WmClM7fa_qjrnaiwoNYM

Nenhum comentário:

Postar um comentário