A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 10 de setembro de 2011

Tales de Mileto e a Física


Tales nasceu em Mileto na atual Turquia no ano 624 a.C. Filho de nobres fez viagens ao Egipto, onde mediu a altura das pirâmides pelas suas sombras e explicou a inundação do rio Nilo, e à Babilônia onde aprendeu geometria que mais tarde introduziu na Grécia.

Foi o primeiro a usar o raciocínio lógico dedutivo aplicando-o à geometria e o primeiro autor a ter sido atribuída uma descoberta matemática. Isto é o suficiente para ser considerado por alguns como o primeiro matemático. Nesta área são-lhe ainda atríbuidas a demonstração de que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais; demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais; a demonstração de que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C e obviamente os Teorema de Tales da intersecção e do círculo.

Foi o primeiro dos 7 sábios da Grécia e é considerado por Aristóteles como o primeiro filósofo. De acordo com Bertrand Russel é mesmo com ele que "A filosofia ocidental começa com Tales.”

Tales tentou também explicar os fenômenos naturais, como os terremotos, os eclipses e a atracção de algumas substâncias (origem do magnetismo) sem referências à mitologia, ideia que deu mais tarde origem à revolução cientifica.

Antecipou-se ainda à física de partículas em mais de dois milénios ao procurar definir a substância de que toda a matéria é composta concluindo que esta é a água. Heraclitus Homericus afirma que Tales tirou esta conclusão ao observar substâncias húmidas transformarem-se em ar, lodo e terra.

Concluiu que os eclipses eram a passagem da lua entre a Terra e o sol ao verificar que ambas são iluminadas por este astro chegando a prever o eclipse de 28 de Maio de 585 a.c. Imaginava ainda a Terra como um enorme disco achatado a flutuar na água que tremia quando a agitação da água era demasiada dando origem aos terremotos, mediu o diâmetro aparente do sol com precisão, determinou a data dos solstícios (difícil dado que a posição solar no céu é praticamente estática não sendo por vezes discernível) o que o poderá ter ajudado-o a determinar também, as estações do ano dividindo este em 365 dias conhecimento este, que poderá também ter adquirido nas suas viagens ao Egito.

Definiu a constelação da Ursa Menor como sendo vantajosa em relação à Ursa maior para a navegação.

É também atribuída a Tales a primeira referência conhecida sobre uma substância capaz de atrair outras. Numa das suas viagens à Magnésia constatou que pequenas pedras eram atraídas para a ponta de ferro do seu cajado dando começo ao que seria mais tarde o magnetismo e a eletricidade. Tales pegou então na magnetite e no âmbar que ao serem friccionados se atraem e viu esta atração como o poder das coisas vivas de agirem. A magnetite e o âmbar tinham então de estar vivos e portanto não havia diferença entre vida e morte. Aos olhos deste estava, portanto, todas as coisas estavam “cheias” de deuses.

Muitos escritos também sugerem que Tales não era somente um pensador mas que também estava envolvido em negócios e na política, um deles conta que este comprou todas as prensas de azeitona em Mileto depois de prever o tempo e uma boa colheita num ano em particular.

A vida política de Tales teve principalmente envolvida na defesa de Anatólia contra o poder crescente dos persas que eram então novos para a região. Durante a batalha de Halys ocorreu o eclipse solar previsto por Tales o que originou o fim da guerra imediatamente.

Tales morreu em 556 a.c. e embora nenhum texto lhe possa ser atribuído deixou um enorme legado sob a forma da escola que fundou, a escola Jónica (primeira no mundo ocidental) e dos seus discípulos Anaxímenes e Anaximandro tendo uma grande influência nos outros pensadores gregos (acredita-se que terá aconselhado Pitágoras, discípulo de Anaximandro, a visitar o Egito para prosseguir nos seus estudos de filosofia e
de matemática) e portanto na história do ocidente. Tales de Mileto foi um dos primeiros a procurar conhecimento tendo feito no século VI A.C a pergunta “Qual a substância de que é constituída toda a matéria?”. A resposta ainda está por ser descoberta.

Tales de Mileto foi um filósofo grego pré-socrático e um dos sete sábios da Grécia. Nasceu em Mileto (atualmente Turquia), e viveu de 624 BC a 556 BC. Foi reconhecido por Aristóteles como o fundador da filosofia natural.Foi também a primeira pessoa, que se saiba, a propor explicações materialistas para os fenômenos naturais em vez de explicações mitológicas. As suas hipóteses eram racionais e científicas, e era considerado por muitos um pensador original, apesar de muitas das suas ideias estarem erradas.Os interesses de Tales eram vastos. Investigou quase todas as áreas do conhecimento: Filosofia, política, história, geografi a, engenharia, astronomia, matemática, e outras ciências. 

Tales desenvolveu o método científico, e iniciou o primeiro "iluminismo ocidental". Foram-lhe atribuídos cinco teoremas euclidianos, apesar de não se crer que ele os tenha deduzido formalmente, tendo aplicado dois deles para a solução de problemas práticos. Resumidamente, estes teoremas são:1. Um círculo é bissetado por qualquer diâmetro.2. Os ângulos da base dum triângulo isósceles são iguais.3. Ângulos opostos entre duas linhas rectas que se interceptam são iguais.4. Dois triângulos com dois ângulos e um lado iguais são congruentes.5. Um ângulo num semi-círculo é um ângulo recto. Mas,possivelmente, a sua crença mais conhecida é a sua tese cosmológica, segundo a qual o mundo teria começado a partir da água. 

Foi Tales quem iniciou o problema da natureza da matéria e a sua transformação em todos os compostos do universo. Para a sua hipótese ser credível, era necessário explicar como poderiam ocorrer essas transformações. A metalurgia simples já era praticada muito antes de Tales ter apresentado a sua hipótese, pelo que ele sabia que o calor podia converter os metais ao seu estado líquido.A compreensão de que a água podia gerar a terra era uma ideia fácil de aceitar na época. Isto deve-se à localização de Mileto. A evolução temporal do golfo sugeria que se formava terra. Por exemplo, ao fim de vários anos foi necessário reconstruir armazéns de forma a ficarem novamente próximos da água, entre outras observações. 

Só em 1769, com as experiências de Lavoisier, se provou que a criação de terra a partir da água era uma ideia errada, e a teoria da geração espontânea só foi dada como falsa no século XIX, com os trabalhos de Louis Pasteur.Tales propôs soluções para várias outras questões acerca da Terra, como o seu suporte, a sua forma e tamanho, a causa dos terramotos.Na astronomia, Tales previu um eclipse que ocorreu a 28 de Maio de 585 BC. Na altura decorria uma batalha entre dois povos, os Medos e os Lídios, e o evento, apesar desta previsão, que sugeria algo de ordenado, foi visto como desaprovação da batalha, por parte dos deuses, e os reis chegaram a acordo. Ele determinou também as datas dos solstícios, através de inúmeras observações ao longo dos anos, e relacionou-as com a posição variável do Sol ao longo do ano para as associar com as mudanças climáticas (as estações). Através de clépsidras (relógios de água), determinou a relação entre os diâmetros do Sol e da lua, e os perímetros das suas órbitas, mas devido ao instrumento usado, a sua precisão foi muito pequena, pelo que Ptolomeu, no século II, rejeitou todas as medidas tomadas usando clépsidras. 

Tales percebeu também as vantagens de navegar baseado na Ursa Menor, ao invés da Ursa Maior, como preferiam os gregos na época, que, por a sua posição no céu variar menos, e ofereceu os seus conselhos aos marinheiros de Mileto.Como os gregos tinham o hábito de pegar nos conhecimentos exteriores e desenvolvê-los, é importante saber que viagens fez Tales. É sabido que esteve no Egito, onde determinou a altura de uma das pirâmides com base na sua sombra, e há motivos para acreditar que visitou a Babilônia e a Caldeia, e que teve acessoaos seus registos astrológicos, o que teria facilitado as suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário