A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 21 de abril de 2012

A caminho do tudo XII


A REVOLUÇÃO COPERNICANA

Raspa do Tacho: de Copérnico a Newton, um dilúvio de descobertas.



Como os primeiros filósofos gregos, Copérnico e Kepler tentaram encontrar simplicidade no mundo natural, olhando o céu estrelado. Como os gregos foram atraídos pela simplicidade e beleza de certas idéias. Para Copérnico seu pensamento estava no heliocentrismo, para Kepler na matemática elegante que achou nas órbitas elípticas. De todas as idéias que encontramos até agora a de Kepler foi a primeira correta, com certeza necessitando de refinamentos futuros mais ainda estudadas hoje em sala de aula por meus alunos. Depois de um intervalo de quase mil anos, a ciência e a busca de simplicidade estava de volta.



Nas décadas seguintes, houve uma época sem precedente na vida social e cultural de toda a Europa, e um período de muita criatividade na ciência, arte e literatura. Shakespeare escrevia suas peças e poemas, Cervantes encantava com o seu romance Dom Quixote. O meio cientifico estava no meio de uma grande transformação e a matemática chegava na maioridade: o logaritmo do Leandro foi inventado e a notação decimal estava sendo difundida. René Descartes, aquele do sistema de coordenadas e da filosofia “penso, logo existo” logo iria estabelecer novos fundamentos para a álgebra e a geometria. Acima de todos, estava o brilhante matemático e astrônomo italiano Galileu Galilei.

A partir deste momento vamos mudar de rumo e chamar este período de Revolução Cientifica onde o conjunto de descobertas iria de grosso modo de Copérnico a Newton. Este termo foi criado pelos historiadores no Século XX em virtude de um período glorioso onde o impacto dessas descobertas estabeleceram uma nova visão de mundo baseado em ciência empírica e dedução matemática. Foi o maior dilúvio de novas idéias que o mundo já viu.

A história é interessante pois novas idéias encontram resistência e a visão do universo descrita por Copérnico e Kepler é a maior prova disto. Essas idéias foram confirmadas por Galileu em um embate de opiniões que o levou a julgamento e à prisão domiciliar.... a seguir veremos em três ou quatro episódios essa história . Um abraço e nos acompanhe neste período grandioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário