Raios de Luz Notáveis
Faz-se necessário, para a construção geométrica das imagens em uma lente esférica, o estudo da refração de alguns raios de luz notáveis:
1o) Todo raio de luz incidente (ou seu prolongamento) que passe pelo foco objeto (F0) de uma lente esférica é refratado paralelo ao eixo principal.


2o) Todo raio de luz incidente paralelo ao eixo principal é refratado passando (ou seu prolongamento) pelo foco imagem (Fi)


3o) Todo raio de luz incidente, numa lente esférica delgada, passando sobre o eixo óptico da lente não sofre desvio ao ser refratado.


4o) Todo raio de luz incidente numa lente esférica que passe (ou seu prolongamento) pelo ponto antiprincipal objeto (Ao) é refratado passando (ou seu prolongamento) pelo ponto antiprincipal imagem (Ai).


Construção Geométrica das Imagens
Um objeto extenso, luminoso ou iluminado, é colocado perpendicularmente ao eixo principal de uma lente esférica.

Assim, considerando apenas objetos reais:
Lente Convergente:
a) Objeto real colocado antes do ponto antiprincipal objeto.


b) Objeto real colocado no ponto antiprincipal objeto.


c) Objeto real colocado entre o antiprincipal objeto (Ao) e o foco objeto (Fo).


d) Objeto real colocado sobre o foco principal objeto (Fo).


e) Objeto real colocado entre o foco principal objeto (Fo) e o centro óptico (O).


Lentes Divergente


Observação importante
A imagem real de um objeto real é invertida, e a imagem virtual de um objeto real é direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário